Benefícios são fruto de trabalho junto ao governo federal e de recursos do Tesouro estadual 

Viaturas da PC-GO | Foto: Pedro Barbosa

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), entrega nesta sexta-feira (30/6), em Araguaína, uma série de benefícios para reforçar a área da segurança pública. São viaturas, armas e munições à Polícia Civil e ao Sistema Penitenciário do Tocantins.

As armas e as munições destinadas ao sistema penitenciário resultam de doações da Força de Segurança Nacional; e os veículos (furgões-cela) são frutos de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ambos vinculados ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Na ocasião, o governador também fará a entrega simbólica dos uniformes dos profissionais que atuam no Sistema Penitenciário Prisional, os de uso operacional convencional e os do Grupo de Intervenção Rápida (GIR). Os novos servidores do sistema, recém-empossados em seus cargos, também receberão, simbolicamente, suas identidades funcionais.

Polícia Civil

À 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, serão entregues seis viaturas, das quais cinco serão destinadas à Polícia Civil e uma à Superintendência de Polícia Científica. Os veículos, que vão atender à demanda de toda a regional, são frutos de convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Além das viaturas, serão entregues coletes à prova de balas e apresentados os novos policiais civis. São 14 novos delegados de polícia; 13 escrivães, 25 agentes de polícia, incluindo os agentes penitenciários já devolvidos à Secretaria de Estato da Segurança Pública; e mais papiloscopistas, agentes de necrotomia, médicos-legistas e peritos criminais.

Proerd

Ainda em Araguaína, o governador participa, às 18 horas, da formatura do Programa Educacional da Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). São 924 alunos das redes de ensino que concluíram o programa no primeiro semestre deste ano. O evento será no pátio do Quartel do 2º Batalhão da PM, localizado na Avenida Filadélfia, setor Urbano.