Governador entrega reforma e ampliação do Hospital de Referência de Miracema

Marcelo Miranda inaugurou ainda reforma de uma creche e primeira etapa das obras de construção do esgoto sanitário

Marcelo Miranda inaugura hospital em Miracema | Foto: Frederick Borges/ GovTO

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda (PMDB), acompanhado da primeira-dama e deputada federal Dulce Miranda (PMDB), cumpriu agenda de trabalho na manhã desta sexta-feira (25/8), em Miracema do Tocantins, onde entregou a Sala de Estabilização e as obras de readequação do Pronto-socorro do Hospital de Referência de Miracema (HRM), além das obras do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS) no município.

O peemedebista também participou da inauguração da reforma da Creche Dona Regina e da inauguração da primeira etapa das obras de construção do esgoto sanitário e pavimentação asfáltica do Setor Santa Filomena.

As inaugurações, que contaram ainda com a presença da vice-governadora Claudia Lelis (PV), fizeram parte da programação do aniversário de 69 anos de emancipação política do município.

O governador ressaltou a importância de Miracema no contexto histórico do Tocantins e as parcerias para realização das obras no Estado. “O resultado é isso que estamos fazendo aqui, inaugurando obras nos setores de saúde, educação e infraestrutura”, disse.

A enfermeira-chefe da Sala de Estabilização, Luanda Coelho Lara, disse que o local melhorou bastante e permite um melhor atendimento aos usuários. A enfermeira Maria José Pereira também elogiou as mudanças. “Com as adequações, foi possível ofertar um atendimento mais humanizado, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores”, explicou.

Marcelo Miranda destacou a parceria com o Banco Mundial, que, por meio do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS), permitiu a melhoria de estradas vicinais no município, com a construção de pontes de concreto, bueiros tubulares, bueiros celulares e patrolamento de trechos rodoviários, em um investimento de pouco mais de R$ 2 milhões. “Com essa parceria com o Banco Mundial, estamos mudando o cenário da infraestrutura do Tocantins”, pontuou. No município, as obras atingiram cerca de 130 km.

Na oportunidade, o governador anunciou o repasse da administração do Estádio Local para a Prefeitura de Miracema, uma reivindicação da atual gestão municipal.

O prefeito de Miracema, Moisés da Costa, disse que foi uma honra receber o governador Marcelo Miranda para inaugurar obras e destacou a parceria com o Governo do Estado como fundamental. “Hoje, cerca de 80% das estradas do município estão recuperadas e isso se deve à boa vontade da equipe do Governo do Estado”.

Dulce Miranda elogiou a administração municipal pelo desprendimento para buscar os meios para realizar as obras necessárias à cidade e à população. “Mesmo diante das dificuldades, o prefeito buscou parcerias com o Governo do Estado e a iniciativa privada e, hoje, inaugura obras”.

Mudanças

Marcelo Miranda inaugura creche em Miracema | Foto: Frederick Borges/ GovTO

Com as melhorias realizadas no Pronto-Socorro do Hospital de Referência de Miracema, o local passou a contar com duas Salas de Estabilização. Outra mudança foi a reorganização do dispensário (setor de distribuição) de medicamentos do Pronto-Socorro, que permitiu melhor controle dos medicamentos distribuídos para os pacientes.

O Hospital de Miracema é uma unidade de média complexidade Porte II, com 71 leitos cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e atualmente realiza, em média, 50 cirurgias por mês e oferta atendimentos de urgência e emergência nas especialidades de clínica médica, ortopedia, cirurgia geral, cardiologia, obstetrícia e pediatria. O HRM atende mais de 4 mil pacientes por mês, provenientes de Miracema e cidades vizinhas, a exemplo de Tocantínia, Miranorte, Rio dos Bois, Rio Sono e Lajeado, entre outras.

Já a Creche Municipal Dona Regina foi reformada e, com a doação de uma área pelo Governo do Estado, serão construídas outras dependências e ampliada a capacidade de atendimento. Atualmente, a creche conta com 340 m² de área construída, atende 100 crianças de três meses a seis anos de idade.

O governador e o prefeito Moisés da Costa entregaram também as obras de esgoto sanitário e a pavimentação asfáltica do setor Santa Filomena. Nesta primeira fase, foram inaugurados 24.000m² de pavimentação asfáltica e 8 km lineares de esgoto sanitário.

As obras estão sendo realizadas por meio de parceria entre a Prefeitura e a BRK Ambiental. Ao todo, serão construídos 86.000 m² de pavimentação asfáltica e 50 km lineares de esgoto sanitário.

 

Deixe um comentário