Frente Parlamentar da Agroindústria une deputados em torno do agronegócio
30 abril 2023 às 00h00
COMPARTILHAR
A partir de agora, a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) passa a contar com a Frente Parlamentar da Agroindústria, que une todo os 24 parlamentares que integram o Legislativo, em torno da defesa dos interesses do agronegócio. A frente chega com a missão de ouvir, debater e acolher as demandas advindas da agroindústria, a fim de propor ações junto ao governo do Estado que visem fortalecer o segmento, considerado carro-chefe da economia regional.
A frente foi instalada nesta quinta-feira, 27, na sala de reuniões da Aleto, e contou com a presença de dirigentes do setor produtivo. “Temos o dever e a obrigação de ouvir essa categoria de grande relevância para o crescimento do Tocantins”, declarou o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres (Republicanos), durante sessão de instalação da frente. Todos os deputados presentes colocaram-se à disposição para contribuir ativamente com as demandas da Frente.
Repercussão
O presidente da Federação da Indústria do Tocantins (Fieto), Roberto Pires, e o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio), Itelvino Pizone, reconheceram e parabenizaram o deputado Eduardo Fortes (PSD) pela ideia e iniciativa de instituição da Frente.
“Acreditamos que, por meio desse instrumento, possamos gerar um ambiente mais favorável para a Agroindústria. Temos gargalos a serem resolvidos em conjunto, a exemplo da carga tributária e a redução do valor da energia no Estado”, disse Pires.
Os representantes do governo – secretário da Agricultura, Pecuária e Agricultura (Seagro), Jaime Café, e a secretária da Pesca e Aquicultura, Miyuki Hyashida – manifestaram o compromisso do Executivo em apoiar a frente e citaram iniciativas e projetos do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), direcionados à Agroindústria.
“O governador é sensível e já vem aplicando recursos direcionados a beneficiar a agroindústria, setor de grande importância para a nossa economia, a exemplo da busca e aplicação de recursos direcionados à infraestrutura, o que beneficia diretamente o setor”, argumentou Jaime Café.
Agenda de trabalho
O deputado Eduardo Fortes, que preside a frente, informou que na semana que vem os deputados se reúnem para traçar uma agenda de trabalho e definir os temas a serem tratados. “Nossa missão é levantar as demandas do setor e encaminhar ao governo com intuito de acelerar a industrialização do Estado”, reitera o parlamentar, relevando que é desejo da frente se deslocar para Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Colinas para se reunir com o setor produtivo de cada região e avaliar as necessidades mais urgentes. Fortes acredita que cabe à frente tornar o Tocantins um ambiente favorável a atração de investimentos na área em que o Estado apresenta forte potencial de desenvolvimento, que é a produção de alimentos, proteínas e grãos. Segundo ele, a instalação de agroindústrias agrega valor, gera emprego e renda e contribui com o desenvolvimento do Estado.