TRE do Tocantins destitui Marcelo Miranda e empossa Mauro Carlesse

Tribunal ainda divulgará as regras da eleição direta na próxima semana. Pleito custará R$ 15 milhões aos cofres públicos

Governador interino Mauro Carlesse e Presidente do TRE-TO, Marco Villas Boas

O desembargador Marco Villas Boas, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), esclareceu, na terça-feira, 27, os procedimentos que serão adotados visando a realização de eleição direta para governador, após a publicação, na segunda-feira, 26, do acórdão do Tribunal Superior Eleitoral que cassou o governador Marcelo Miranda (MDB).

Villas Boas informou que o pleito suplementar poderá ocorrer no primeiro domingo de junho (03) e que as resoluções norteando os prazos eleitorais e demais procedimentos para a eleição passarão por análise do Tribunal Pleno, em sessão prevista para acontecer na próxima quarta-feira (04/04).

Ele destacou que o Tribunal Eleitoral está preparado para realizar a eleição direta que se aproxima e que o pleito tem uma previsão de custo de aproximadamente R$ 15 milhões. “A missão da Justiça Eleitoral é velar pela regularidade das eleições, para que sejam eleições limpas, transparentes e que a democracia prevaleça”, disse.

O presidente orientou os eleitores para que prestem atenção nas propostas dos candidatos e votem com consciência. “Nós temos o dever cívico de repassarmos todos esses episódios em nossas mentes e nos encaminharmos às urnas pensando que a nossa escolha deve ser acertada, livre de qualquer constrangimento ou de máculas, revendo o histórico de todos os candidatos que se colocarem à disposição da Justiça Eleitoral, analisando a sua vida pessoal, o caráter o seu comprometimento ético com a democracia”, disse.

Por volta de 18 horas, o presidente da Assembleia Legislativa Mauro Carlesse (PHS) foi empossado pelo presidente do TRE-TO no cargo de governador interino do Estado do Tocantins, ao mesmo tempo que um Oficial de Diligências notificava o governador Marcelo Miranda acerca da decisão do TSE, colocando fim ao mandato do emedebista.

Já a deputada Luana Ribeiro (PDT) assumiu oficialmente a presidência da Assembleia Legislativa. Em 2016, ela venceu as eleições como vice-presidente e agora se tornou a primeira mulher a comandar a casa.

Logo após a posse, Carlesse anunciou alguns secretários, presidentes de autarquias e auxiliares. Confira lista:

* Rolf Costa Vidal – Secretário Chefe da Casa Civil / Governo e Articulação Política;
* Sandro Henrique Armando – Secretário da Fazenda / Planejamento e Gestão
* José Francisco de Aguiar – Secretário de Comunicação Social
* Jaison Veras Barbosa – Comando Geral da Polícia Militar
* Deusiano Pereira de Amorim – Secretário de Segurança Pública / Cidadania e Justiça
* Senivan Almeida de Arruda – Controladoria Geral do Estado
* Colemar Natal Câmara – Presidente da Junta Comercial
* Divino José Ribeiro – Presidente do Intertins
* Jorge Kleber Neiva Brito – Presidente do Naturatins
* Dilma Caldeira de Moura – Subsecretaria da Fazenda
* Vagléia Inácio Montelo – Subsecretário de Administração

Eleição suplementar

Marco Villas Boas informou que a resolução que vai estabelecer as regras e prazos da eleição suplementar do Tocantins estará disponível na quarta-feira, 4. O presidente preferiu não adiantar as normas relacionadas ao prazo de desincompatibilização, que afetariam diretamente as pretensões eleitorais dos prefeitos Carlos Amastha (PSB) e Ronaldo Dimas (PR). Ao ser questionado, Villas Boas enfatizou, todavia, que “a constituição não pode ser alterada”.

A Carta Magna prevê prazo de seis meses de desincompatibilização e a Corte Regional não pode mudar – por resolução – esta exigência constitucional. Em que pese as regras adotadas pela eleição extemporânea ocorrida no Amazonas, em 2017, ter estabelecido 24 horas para desincompatibilização dos detentores de cargos públicos, é provável que em razão das especifidades das intercorrências havidas no Estado do Tocantins, essa regra poderá ser diferenciada.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.