Cláudia dá arrancada na reta final e pode surpreender em Palmas

Pesquisas indicam possível virada da candidata do PV na disputa pela prefeitura

claudia-43

Candidata do PV, Claudia

Dock Jr.

A tendência de crescimento da campanha de Claudia (PV) ao Paço Municipal de Palmas se confirmou após a segunda rodada da pesquisa Jornal Opção/Directa.

Claudia, que na primeira rodada alcançou 21,5% das intenções de voto, na segunda aparece com 24,5%, ultrapassando o candidato Raul Filho (PR), que tem 21,4%, para colar de vez no outro adversário, Carlos Amastha (PSB), 29,6%.

Considerando a margem de erro do levantamento, 3,9%, os três estão tecnicamente empatados. A pesquisa Opção/Directa confirma o quê já havia sido aferido pelo Jornal do Tocantins/Serpes e Jornal Folha Capital.

Se há 30 dias esse cenário era quase impossível – a eleição estava polarizada entre Amastha e Raul – hoje a terceira via, Claudia, é uma realidade. Ocorre que os percentuais de rejeição dos adversários são altos: o atual prefeito com 28,7% enquanto que Raul ultrapassa a casa dos 30%.

Os problemas conjunturais de ambas as gestões, tais como buracos, alagamentos e greves, aliados a denúncias de corrupção, candidaturas mantidas por liminares judiciais, ausência nos debates e também arrogância, truculência e ausência de democracia – principalmente na era Amastha – fazem com que estes candidatos não subam em seus percentuais, permanecendo estáticos.

Ao contrário de ambos, Claudia tem pequena rejeição: menos de 15%. Este fator, aliado a apresentação de boas propostas e bom plano de governo, e, considerando ainda que as candidaturas de Sargento Aragão (PEN) e Zé Roberto (PT) não decolam – enfraquecendo a militância, eleitores e correligionários – fazem com que muitos deles decidam por votar na candidata pevista ou migrem seus votos daqueles opositores para ela.

A onda #ForaAmastha amplamente divulgada nas redes sociais foi como um rastilho de pólvora. A cidade, definitivamente, pode ter uma virada histórica. O fenômeno Claudia – assim como ocorrera com Amastha em 2012 – avança, na reta final, a passos largos quando faltam apenas quatro dias para as eleições.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.