Goiás inaugura 1º Centro de Excelência em Inteligência Artificial do País

10 maio 2024 às 15h51

COMPARTILHAR
O governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, inaugurou oficialmente o primeiro Centro de Competência em Tecnologias Imersivas (AKCIT) do País, nesta quinta-feira, 9. O sistema de realidade virtual vai funcionar dentro do Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA). Essa instituição pública de pesquisas, que foi criada em 2019, é uma parceria do Estado com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
“Ele é um centro que está vinculado a UFG e faz parte de uma política do Estado de Goiás, que é uma política de centros de excelências, em que o Estado identifica uma área de grande de pesquisas e investe recursos, por meio da nossa Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEG) para aposta nestes centros e conseguir fazer inovação para a sociedade”, explicou o titular da pasta, José Frederico Lyra Netto, ao Jornal Opção.
O secretário pontuou que o projeto foi selecionado dentro de uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI). “Foi feito um chamamento público e o CEIA entrou com um projeto e venceu. Concorreu com vários lugares do Brasil e este chamamento é para instalar um centro de competência em tecnologia imersivas e realidade virtual”, ressaltou.
Um dos objetivos do AKCIT é desenvolver, aprimorar os chatbots, os robôs de atendimento virtual, para que vão além das simples listas de opções e possam manter uma conversa mais fluida com os usuários. Além disso, outra ideia será o mergulho no universo do metaverso, um espaço digital que proporciona interação das pessoas como se estivessem fisicamente presentes e explorem suas aplicações no comércio e nos serviços.
Para José Frederico, essa iniciativa é parte de uma estratégia do governo estadual para fortalecer o mercado interno de tecnologia e posicionar o Brasil como uma liderança global nesse campo. Destaca-se que o plano inclui a formação de novas gerações de profissionais, desde a educação básica até o ensino superior, com preparação para atuar em áreas como programação, processamento de dados e inteligência artificial.
Primeiras experiências
A CEIA foi uma iniciativa lançada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). O projeto segue o modelo de tríplice hélice que envolve academia, governo e empresas.
O centro de realidade virtual é uma parceria da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), do governo federal. A instituição é especializada em Inteligência Artificial e mantém contratos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) com 45 empresas privadas, o que inclui três estrangeiras, e quatro órgãos públicos.
Ao todo, foram investidos R$ 60 milhões em projetos de inovação da CEIA, que emprega, atualmente, 380 pesquisadores dedicados à Inteligência Artificial.
Leia também: