O Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin), em Trindade, está realizando mutirão de cirurgias eletivas com tecnologia inovadora do endolaser. O procedimento traz técnica avançada e pouco invasiva para realização de cirurgias vasculares. Das 330 cirurgias realizadas dentro do mutirão, 151 delas são procedimentos vasculares que fazem uso da técnica do Endolaser.

O Mutirão de Cirurgias Eletivas do Hetrin com a técnica do Endolaser foi possibilitado graças à emenda parlamentar que destinou repasse de R$ 2 milhões. No primeiro final de semana do Mutirão, foram realizados 20 procedimentos de cirurgia vascular, desses 16 utilizaram a técnica do Endolaser. Normalmente o método não é utilizado no Sistema Único de Saúde (SUS) por ser muito caro.

O cirurgião vascular Diego Lima explica que o procedimento não é para todos e cada paciente deve ser avaliado separadamente para apontar necessidade.  “É necessário fazer o exame de doppler das pernas, a fim de verificar qual é o tamanho da safena e a sua condição. É uma análise individual, que é feita na consulta pré-operatória de acordo com os exames do paciente”, explicou.

A cirurgia vascular por Endolaser é uma técnica minimamente invasiva, eficiente e que proporciona melhor recuperação para os pacientes. Este procedimento utiliza um laser para queimar a parede interna da veia, requerendo poucos cortes. Segundo o cirurgião vascular Diego Lima, essa abordagem oferece benefícios significativos aos pacientes.

Fabiana da Silva, moradora de Trindade, realizou a cirurgia por Endolaser e elogiou a competência dos médicos e o cuidado das enfermeiras: “Fiquei muito feliz. Agora é ir para casa, recuperar e logo já tem um retorno agendado”. Mariangela Lopes, moradora de Goianira, também foi contemplada pelo mutirão do Hetrin e comentou: “Fiz a cirurgia a laser e o corte foi mínimo. Estou muito feliz também pela ajuda do mutirão em agilizar o processo”.

O Mutirão de Cirurgias Eletivas, realizado na unidade administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), beneficia a população de Trindade e região.