Produzindo filme de época, Trindade melhora em infraestrutura, serviços e cresce em número de visitantes

Considerada a capital da fé do Estado de Goiás e um dos pontos turísticos de maior visitação no Brasil, ela deixou de ser a pacata cidade da Romaria

Atraindo cada vez mais católicos de todo o mundo, Trindade há muito deixou de ser a pacata cidade da Romaria

Atraindo cada vez mais católicos de todo o mundo, Trindade há muito deixou de ser a pacata cidade da Romaria

FÁBIO PH
Especial para o Jornal Opção

Para muitos, a explicação do crescente sucesso de Trindade talvez esteja na competência da Igreja Católica e dos religiosos — a exemplo do atual superior provincial do município, padre Robson de Oliveira, que impulsiona o poder da fé ao Divino Pai Eterno com competência para todo o País por meio de emissoras de rádio e TV. São muitas as pessoas que visitam a cidade à procura de ter ao menos a oportunidade de ver o padre Robson. Suas missas são contempladas por milhares de fiéis de vários Estados e até de outros países. Tem sempre gente assistindo do lado de fora do enorme Santuário Basílica. Entre muitos outros que em Trindade atuam e atuaram também se destaca o padre Pelágio Sauter, um dos percussores na promoção da Romaria e que aguarda beatificação pelo Vaticano.

Vale ressaltar que na época da sua atuação, 1910 a 1961, a comunicação dos feitos do Divino era realizada no sertão goiano, no lombo de uma mula. Seguindo figurinos e locações que relembra aquela época, com proposta da valorização dos feitos de Padre Pelágio para o mundo, um filme está em fase adiantada de planejamento para produção.

Ações conjuntas

Em conjunto, Igreja, entidades públicas e privadas trabalham para melhor atender o romeiro em todos os setores: hospedagem, alimentação, entretenimento, informação, religiosidade, entre outros. Apoiada pelo Sebrae e outras entidades a cidade treina, especializa e qualifica sua mão de obra. A atual administração municipal, com a gestão de Jânio Darrot (PSDB) pavimentou 14 bairros, equipou a pasta de Obras com máquinas e equipamentos de pavimentação e construção de meios-fios e há uma atuação intensa no re­ca­peamento dos logradouros. Tam­bém é importante o visual de belos canteiros e jardins vistos na cidade.

“Na época da Romaria anual, Trindade recebe cerca de 2,5 mi­lhões de pessoas. No total do ano, acreditamos que o número de visitantes fica em torno de 4 milhões. Recebemos, em média, de 4 mil a 5 mil novos peregrinos por semana, gente que vem pela primeira vez ao Santuário Basílica. São dezenas de caravanas que chegam a cada semana. O número de romeiros tem aumentado cada vez mais. Temos um crescimento anual superior a 20% no número de peregrinos, tanto na Festa do Divino Pai Eterno, como nos outros períodos. Trindade tem vivido uma peregrinação constante. O crescimento de peregrinos é gradativo e promissor”, destaca Robson de Oliveira.

“Mesmo com as mudanças, o Santuário Basílica hoje é pequeno para acolher tantos romeiros que visitam a Casa do Pai durante o ano e, principalmente, na romaria anual, quando milhões de fiéis vão a Trindade. Para isso, está sendo construído na cidade o Novo Santuário, um dos maiores e mais belos do mundo. Com expectativa de atrair católicos do mundo inteiro, as instalações serão mais bem adaptadas e o espaço contará com serviços de maior qualidade para atender todos que forem visita-lo. A intenção é que os devotos do Divino Pai Eterno se sintam bem recebidos e bem acolhidos”, declara o prefeito Jânio Darrot.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.