Marconi entrega 1ª fase de ampliação do Hutrin

Na atual gestão municipal, unidade vem passando por constantes melhorias para alcançar atendimento mais humanizado

Ao lado da primeira-dama Dairdes, Jânio Darrot cumprimenta Marconi | Iris Roberto

Ao lado da primeira-dama Dairdes, Jânio Darrot cumprimenta Marconi | Iris Roberto

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

Está previsto para em bre­ve, o retorno do governador Marconi Perillo (PSDB) a Trin­dade, on­de, ao lado do prefeito Jânio Darrot (PSDB) entregará a ampliação do Hospital de Ur­gências de Trindade (Hutrin). Fazem parte desta primeira fase de ampliação da unidade: área e salas de apoio administrativo, ampla cozinha industrial, refeitório, sala de preparo de dietas especiais, lactário, lavanderia, auditório, uma central de abastecimento de farmácia, ampliação da farmácia, sala para preparação de kits de medicamentos por pacientes, uma sala cofre para medicamentos controlados e termolábeis, abrigo de resíduos, nova central de ar medicinal, modernização e ampliação do berçário e a reforma interna e externa de toda a unidade. Já está pronto o planejamento para a construção de uma nova emergência e do espaço para a maternidade.

Destinado a atendimentos de urgência e emergência, o Hutrin é administrado pelo Instituto de Gerir desde abril de 2014. Desde o início da gestão do atual governo municipal, o local vem passando por constantes melhorias com o objetivo de propiciar um atendimento mais completo e humanizado. Possui 59 leitos divididos em enfermarias de cirurgia geral, clínica médica, ginecologia/obstetrícia e ortopedia. Nesse total de leitos, estão inclusos dez de observação e três salas de reanimação com respiradores, monitores cardíacos e desfibriladores. O hospital possui centro cirúrgico com duas salas, com equipamentos novos — como os carros de anestesia —, cinco consultórios voltados para os atendimentos médicos, salas de curativo, sutura, equipamentos de raios-X e laboratório.

No Hutrin, são realizadas consultas emergenciais, exames laboratoriais diversos, ecocardiograma, raios-X e vacinas. Os atendimentos de urgência são feitos por três médicos que atuam em regime de plantão durante 24 horas. A população de Trindade é beneficiada pelo serviço de consultas médicas agendadas semanalmente nas especialidades de ginecologia, obstetrícia, ortopedia, cirurgia-geral e pediatria. Com a nova administração, o Hutrin passou a contar com duas ambulâncias, uma USA e outra USB, para o transporte de pacientes graves.

Atualmente, a média é de 300 consultas ao dia, 100 procedimentos cirúrgicos mensais e a internação de 100 pacientes ao mês. Mensalmente, são feitos 2,5 mil exames de raios-X e, no laboratório do Hutrin, em torno de 2 mil diagnósticos.

Procedimentos do Hutrin em números

  • Box reversível: 1.559
  • Estabilização: 13
  • Clínica médica: 69
  • Clínica cirúrgica: 63
  • Clínica obstétrica: 80
O hospital antes da atual administração

Quando Jânio Darrot assumiu a Prefeitura, em janeiro de 2013, o hospital estava sucateado: havia pessoas habitando no prédio e chegavam a usar papel higiênico porque não havia gaze, não tinha cozinha, lavanderia (máquinas quebradas sem manutenção). O sistema de ar também não funcionava, as camas estavam enferrujadas. O centro cirúrgico abandonado, jogado às traças, tinha apenas uma cadeira de rodas, pouquíssimos profissionais atendendo, sem medicamentos e insumos, e transporte por ambulância estava precarizado.

A atual administração deu u­ma nova vida ao Hutrin e, precisando melhorar outras situações da Saúde no município, com a autorização de Marconi Perillo, Jâ­nio Darrot passou a administração do hospital para o grupo Ge­rir. Com os recursos economizados com o Hutrin, Trindade in­ves­te na construção de um mo­der­no e bem equipado posto de a­tendimento 24 horas no Setor Cristina, região leste de Trindade, que será inaugurado nos próximos meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.