Diretor de centro automotivo em Goiânia conta como tem traçado planos para fazer o seu empreendimento crescer após assessoramento do Sebrae

Alyson Nogueira, proprietário da Menno Centro Automotivo: “Eu precisava de um auxílio
para que a tomada de decisões fosse assertiva ao máximo”
Fernanda Garcia
Mesmo gerindo uma empresa que já acumula mais de três décadas no mercado, Alyson Nogueira, de 42 anos, não hesitou em procurar ajuda para ampliar seus negócios. A unidade goiana do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) parecia o lugar adequado para o empresário. Entre os diversos tipos de consultoria oferecidos pela entidade, o proprietário da Menno Centro Automotivo escolheu o de Plano de Negócio e revela que as perspectivas de crescimento têm ficado cada vez mais próximas da realidade.
“Eu precisava realizar um estudo, levantar dados, e eu não estava conseguindo fazer isso. Por mais que eu tenha a empresa e conheça o meu negócio, eu precisava de um auxílio para que a tomada de decisões fosse assertiva ao máximo”, conta. “O plano de negócio é composto por vários detalhes e precisa ser alimentado e eu não sabia por onde começar”, complementa.
A Menno Centro Automotivo era um sonho em família. O estabelecimento foi fundado em 1981, pelo pai de Alyson, Euclides Nogueira, e funcionava como uma oficina mecânica. Não demorou muito para que o patriarca começasse a colocar em prática as suas aspirações. Poucos anos depois, foi incorporado o varejo de peças e assessórios aos serviços oferecidos pela empresa. Na mesma época, Euclides faleceu, mas isso não significou a interrupção das atividades, e a direção do negócio foi transferida para os filhos Alyson e Alessandra.
Reconhecendo que ainda havia um caminho a ser percorrido, os novos proprietários continuaram a aprimorar o trabalho, pautando o serviço em altos padrões tecnológicos e sempre buscando mantê-lo atual. Alyson destaca o planejamento como um dos elementos fundamentais para a modernização dos empreendimentos. “O planejamento consegue te traduzir antecipadamente o risco que você tem”, diz. Ele explica que frequentemente o empresário é dominado por uma ânsia de abrir o seu negócio e fazê-lo crescer o mais rápido possível. “Sem analisar os riscos, pode-se ter um sucesso, mas, em maioria, pode-se ter um fracasso por questão de detalhes”, argumenta.

Alyson Nogueira, proprietário da Menno Centro Automotivo: “Eu precisava de um auxílio para que a tomada de decisões fosse assertiva ao máximo”
Ao contratar o Plano de Negócio do Sebrae, a Menno recebeu uma avaliação e, por meio de um sistema estruturado para aquele tipo de consultoria, foi possível organizar as medidas necessárias para ampliar a casa. O diretor revela que um estudo regional foi executado, com uma pesquisa detalhada sobre a vizinhança, o que colaborou no levantamento de potencial de clientes na área.
“Tudo é levantado. É um sistema muito interessante e que te auto-orienta”, afirma. De acordo com o empresário, aspectos diversos da gestão organizacional são levados em conta, como marketing, financeiro e comercial. “Por exemplo, na parte financeira, em que você tem que mensurar produtos, serviços, quantidade de funcionários, tudo isso é feito de passo em passo para, no final, conseguir o resultado ideal para saber se a empresa será viável ou não daquela forma”, explica.
Com as orientações, Alyson teve sua visão de negócio reconfigurada. Apesar de ainda não ter de fato implantado os procedimentos, o empreendedor esclarece que agora pondera e analisa suas decisões com mais afinco a fim de garantir a tão desejada evolução: “A consciência do negócio está maior, consigo hoje ver com amplitude cenários que eu não estava enxergando”.
Planejar é investir
O Sebrae é conhecido por oferecer atendimento aos pequenos empreendedores e àqueles que cultivam o desejo de ser dono no próprio negócio. Entre as variadas atividades, como cursos, palestras e seminários, ganham destaque os serviços de assessoramento empresarial. Planejamento Estratégico, Plano de Negócio, Finanças, Formação de Preços, Marketing, Comercial, Analise de Circular de Oferta de Franquia são algumas das vertentes da consultoria.
Segundo o analista em Consultorias Gerenciais da entidade, Victor Antônio Costa, essas ações são como um “serviço médico”. Ele explica que a consultoria é um atendimento voltado para solucionar uma dor específica do empresário. “Não adianta você ir a um ortopedista para tratar do coração”, exemplifica.
No campo do planejamento, o Plano de Negócio, conforme a descrição institucional na plataforma online do Sebrae, busca auxiliar na definição de objetivos e estratégias para aumentar a produtividade da empresa. “Nós atuamos orientando nesse planejamento, por meio de várias ferramentas”, de acordo com Victor. Um desses instrumentos é o Canvas, um dos mais utilizados atualmente.

Wanderson Portugal, diretor técnico do Sebrae Goiás: “A consultoria é uma ação de intervenção específica”
O que é Canvas?
O Sebrae Canvas permite que qualquer empreendedor desenvolva suas ideias de negócio ou repense formas de aprimorar o modelo já existente, criando um planejamento no formato de “quadro”. A plataforma pode ser acessada por meio do site www.sebraecanvas.com
O analista salienta a importância de se desenhar estratégias antes de começar, transformar ou ampliar um empreendimento, já que nesse momento o gestor pode não ter certeza ainda do que pretende realizar. Para colaborar nesse processo, o empresário pode, então, procurar o Sebrae para projetar planos específicos. O primeiro atendimento é gratuito, mas a contratação do serviço tem um custo. Segundo Victor, no entanto, com o planejamento as chances de sucesso esticam significativamente. “É preciso pensar isso não como um gasto, mas como investimento”, afirma.
Diretor do Sebrae defende que olhar externo é fundamental para o sucesso
Uma ideia impulsiona a criação de um negócio. No início, muitos obstáculos podem aparecer pelo caminho e por isso é preciso premeditá-los para saber como lidar com esses problemas depois. Ou mesmo para evitar que eles realmente aconteçam. Nesse processo, o olhar aguçado de um especialista é essencial, como defende o diretor técnico do Sebrae Goiás, Wanderson Portugal.
Para isso, a instituição “disponibiliza um pacote de consultorias empresariais especializadas em nove áreas temáticas para dar suporte em questões específicas dos micro e pequenos negócios”, explica. São 24 consultorias de 20 horas em diversas áreas de gestão.
De acordo com diretor, “a consultoria é uma ação de intervenção específica que ocorre a partir do diagnóstico da realidade da empresa”. O analista Victor complementa, detalhando que na área de planejamento existem duas linhas de consultoria: um plano de negócio voltado para a abertura de uma nova empresa e um estratégico direcionado para o posicionamento de mercado.
“É uma interessante opção para quem quer promover a profissionalização nas temáticas trabalhadas, gerando indicadores que permitem análise para a tomada de decisão com fatos, números, processos definidos, fluxos desenhados ou melhorados, atuando também na melhoria da produtividade e consequentemente em maior competitividade”, acrescenta Wanderson.
10 passos para planejar e transformar seu empreendimento
Os pequenos negócios tomam conta do mercado brasileiro. Hoje, mais de 95% das empresas ativas no país são de micro e pequeno porte. O especialista em gestão de pequenos negócios e diretor-fundador do IBM Palestras, Bruno Miranda, lembra que a maioria das pessoas sonha em um dia trabalhar para si. “Não é de hoje que ouvimos a frase: Meu sonho e ter meu próprio negócio”, destaca.
Tendo em vista essa realidade, o palestrante separou exclusivamente para o Jornal Opção dez passos importantes para impulsionar o crescimento dos negócios por meio de um planejamento estratégico acurado. Confira o decálogo do especialista!
1. Pense grande desde pequeno
As grandes organizações só se transformaram no que são hoje por que um dia ainda quando pequenas pensaram e agiram como grandes;
2. Tenha metas claras e objetivas
Para quem não sabe aonde deseja chegar, qualquer destino serve. Sem planejamento, sua empresa vira um barco à deriva, sem rumo, sem norte e sem direcionamento. Para permanecer em um mercado cada vez mais competitivo e acirrado, é preciso participar de cursos e treinamentos, frequentar palestras e workshops e ser um eterno curioso para continuar sempre em ascensão;
3. Descubra problemas e venda soluções
Esteja sempre antenado nas mudanças e oscilações do mercado. É preciso entender os problemas de seus clientes para que possa oferecer soluções que o ajudem a resolvê-los, uma empresa só ganha dinheiro resolvendo os problemas dos outros, isso é propósito;
4. Tenha equilíbrio econômico/financeiro
Saiba exatamente quanto sua empresa fatura, quanto ela gasta e quanto pode fazer de retirada. Lembre-se de que um negócio saudável gasta menos do que fatura, gerando uma sobra que pode ser utilizada para investimento em seu crescimento ou para sanar possíveis adversidades;
5. Invista em capacitação e treinamento
Uma empresa bem treinada será sempre uma empresa atualizada. Sem preparação e sem conhecimento, fica quase impossível oferecer um serviço de qualidade;
6. Cuidado com a “zona de conforto”
O que não podemos negar é a necessidade de atualização das empresas e a carência do mercado por inovações. Eu posso ser uma empresa extremamente inovadora sem perder as características de um pequeno negócio, é o que acontece com a maioria das empresas que vem se destacando nos últimos anos, aliando tradição e modernidade;
7. Espere o melhor e prepare-se para o pior
Esperar sempre o melhor é encarar tudo com motivação e positividade, acreditando que é possível atingir os melhores resultados. Preparar-se para o pior é estar sempre alerta e entender que nem sempre as coisas acontecem da forma que imaginamos, tenha sempre um “plano B” caso ocorra uma adversidade;
8. Faça Benchmarking
Dentro de um planejamento estratégico bem elaborado não poderia faltar o benchmarking, ou seja, pesquisa de mercado. Avaliar sua atuação e de sua concorrência, seus números, novos produtos e serviços, satisfação da clientela e serviço de pós-venda;
9. Trabalhe o marketing de relacionamento
Relacionar-se bem com seus clientes ainda é a melhor estratégia a seguir para o estabelecimento de marca e reconhecimento. Criar conteúdo e disponibilizar em mídias digitais vem sendo um grande diferencial das empresas de sucesso;
10. Não espere as melhores condições para agir
Para que um planejamento seja executado com sucesso, é preciso agir rápido e consistentemente. Não espere as coisas melhorarem para tomar uma decisão, pois elas podem piorar com o tempo. Agir preventivamente é a forma mais sóbria de evitar o caos e seguir rumo a um crescimento ordenado e guiado com base em uma gestão sólida com foco em resultados.
Parabéns! pela matéria. O Sebrae é dos “S” o que melhor funciona e menos custo acarreta para o contribuinte. Respeito e sou devedor do Sebrae por tudo que fez para a minha formação e obtenção de resultados como empresário.