Em prestação de contas, Jânio Darrot destaca atenção à rede básica de atendimento

Mês de julho foi o escolhido pelo prefeito de Trindade para apresentar o resultado das ações de sua gestão até o momento

Gestores da Prefeitura em dia de supervisão ao programa Melhor Em Casa

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

Durante o mês de julho, o prefeito Jânio Darrot (PSDB) fará a prestação de contas do trabalho desenvolvido pela Prefeitura de Trindade desde o início de janeiro de 2013, quando assumiu o cargo. Com destaque para o trabalho realizado, o tucano destaca em seu balanço a área da saúde no município. O chefe do Executivo da cidade afirma que “com ótima administração é possível prestar atendimento satisfatório em atenção básica, dever constitucional do município”.

“Secretária Branca Ferreira, colaboradores, incluo o legislativo trindadense, em nome da cidade, muito obrigado por estas benesses, obras e serviços necessários, comprometidos, sérios, honestos, em favor de uma Trindade cada vez melhor e mais saudável para se viver”, agradece Jânio. Na sequência, o prefeito lista ações na saúde realizadas pela sua gestão.

Ao falar sobre o Hospital de Urgências, o tucano diz que “pegamos um hospital fechado, enferrujado, invadido”. “Revitalizamos, reformamos, equipamos e contratamos profissionais, fazendo com que o hospital voltasse a atender e até mesmo a fazer cirurgias. Com apoio do governador Marconi Perillo (PSDB), o Estado assumiu os custos, terceirizando a sua administração. Hoje é referência na prestação de serviços, com certificado nível 1 da Organização Nacional de Acreditação (ONA).”

Jânio destaca a construção da UPA 24 horas na Região Leste da cidade. “Chamada publicamente de Hospital da Região Leste, bem equipada, contando com equipe de profissionais qualificados, humanizados, tem realizado ótimo trabalho, atendendo em todas as horas e dias do ano.” E continua: “Construímos novas Unidades Básica de Saúde (UBSs) com consultório odontológico nos setores Maysa, Garavello, Centro, Santuário Novo, Sol Dourado e Jardim Scala”, descreve.

O prefeito fala também sobre a construção da Academia da Saúde na Vila Redenção, que está “prestando excelente trabalho de acompanhamento nutricionista e de fisioterapia, principalmente para a melhor idade”. “Revitalizamos o Centro de Saúde Doutor Sizenando Campos, aparelhando, adequando, informatizando, disponibilizando equipe técnica e médica especializada. Implantamos novas instalações e qualificamos os serviços da vigilância em saúde, responsável pela realização satisfatória de todas as campanhas de vacinação no município.”

“Construímos, equipamos, abastecemos, informatizamos uma central de medicamentos, necessária em controlar, suprir os estoques de todo o Sistema Municipal de Saúde, em especial atendendo usuários com necessidade de medicação especial e a domicílio”, enfatiza. Jânio continua: “Implantamos, informatizamos, adequamos o Departamento de Regulação. Ampliamos convênios e a expedição de consultas e exames especializados. Como referência de volume, em maio de 2018, último mês fechado, disponibilizamos 6.843 consultas e 27.182 exames”.

De acordo com o prefeito, outras ações importantes são a reforma, aparelhagem, abastecimento e adequações na equipe médica e técnica em 24 UBSs. “Ampliamos, aparelhamos, readequamos, praticamente dobramos a estrutura física, instalando consultório dentário nas unidades dos setores Ponta Kayana e Palmares”, continua.

Jânio enfatiza a construção dos Centros de Especialidades Médicas dos setores Cristina e Centro, com exames e consultas especializadas oferecidos com praticidade e menos tempo de espera. “Reformamos, adequamos, informatizamos, melhoramos a comodidade, o tempo de espera da Secretaria de Saúde. Realizamos cursos especializados de atendimento para os profissionais, tendo como foco a humanização e qualificação do serviço.”

As condições de trabalho das assistentes comunitárias foi adequada e melhorada, assim como dos agentes de endemias, com novos uniformes e itens utilizados, de acordo com o prefeito. “Estruturamos excelente desempenho, com pontos de atendimento em saúde, montados nos principais locais de visitação pública nas seis últimas romarias do Divino Pai Eterno. Implantamos, adequamos, colocando médicos e técnicos especializados, incluindo equipe odontológica com consultório volante, em domicílio, no Programa Melhor Em Casa, que atende atualmente 157 pacientes.”

São pacientes que contam com “empréstimos de cama hospitalar, recebem medicamentos, insumos e dietas e ainda com musicoterapia em suas residências”. “Realização de 28 governos itinerantes, levando técnicos, profissionais e exames, um plus ao organizado serviço de atenção básica já administrado em Trindade.”

Segundo o tucano, foi garantido “atendimento básico de saúde no Presídio Municipal, fator melhor para a convivência de reeducandas, reeducandos e os colaboradores da unidade”. A ação contribui ainda com os fatores psicológicos e físicos dos detentos. “Fechando este módulo de grandes ações em Trindade, agradeço a Deus e a parceria constante, sempre ao nosso lado, do trabalho voluntário da minha esposa, Dairdes Darrot”, agradece Jânio.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.