Desfile de carros de boi evidencia tradição dos 175 anos da Romaria com grande público

Amor ao Divino Pai Eterno é reforçado com a chegada das famílias de carreiros, que passam dias a caminhar até chegar à cidade de Trindade

Carreiros são recebidos em desfile de carros de boi por autoridades e fiéis durante a Romaria do Divino Pai Eterno

FÁBIO PH
Especial para o Jornal Opção

Visando valorizar a tradição, no final do século XX foi criado o primeiro desfile dos carros de bois, que se aperfeiçoou ao longo das décadas e hoje, com centenas de carreiros vindos de vários municípios goianos e até de outros estados do Brasil, é o maior do mundo em sua categoria.

Antigamente, os carros de bois traziam os devotos do Divino Pai Eterno para Trindade, hoje os devotos é que trazem os carros para a grande Romaria, que completa 175 anos.

Na estrada, os participantes passam dias e dias caminhando. São famílias e amigos que viajam em grupos movidos pela fé ao Divino Pai Eterno. De pouso em pouso eles renovam as forças e seguem até Trindade. “Fazemos com muito amor, por devoção ao Pai Eterno que nos protege durante o ano todo”, disse o carreiro João Oliveira.

Na administração Jânio Darrot (PSDB) foram separados os desfiles entre carreiros e cavaleiros, valorizando ainda mais as modalidades; foram criadas lembranças especiais, entregues uma por uma, praticamente durante todo o dia, pelo prefeito e pela primeira-dama Dairdes Darrot.

Trabalho padronizado, de alto nível, realizado com muito esmero pela Prefeitura de Trindade, Secretaria Municipal de Educação e Cultura, superintendência da professora Magda Maria Batista Margarida, com apoio de várias outras áreas e chefias.

“Agradecemos a todos os participantes que prestigiam e valorizam esta nossa tradição, as autoridades presentes, governador Zé Eliton, que nos viabilizou recursos para que tenhamos esta excelente estrutura, ao ex-governador Marconi Perillo, ao vice-prefeito Gleysson Cabriny, aos vereadores, em nome do presidente da Câmara, vereador Hélio Braz, e a todos os profissionais que estão trabalhando muito para que realizemos esta exitosa Romaria”, destacou Jânio.

Com abertura oficial realizada pelo governador José Eliton (PSDB) e pelo prefeito de Trindade, Jânio Darrot (PSDB), aconteceu na quinta-feira, 28, mais uma bem-sucedida Romaria dos Carreiros. José Eliton parabenizou Jânio por mais uma grande realização e frisou que estará sempre à disposição de Trindade. “A Romaria do Divino Pai Eterno sempre será uma das prioridades do nosso governo”, pontuou o governador.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.