Agroiás

Qual o segredo do sucesso do agronegócio goiano, florescente e em expansão mesmo em um momento de crise sanitária, social e econômica?

Foto: Divulgação/Vice-Governadoria

Lincoln Tejota*
Especial para o Jornal Opção

Há duas semanas, o governador Ronaldo Caiado (DEM) lançou oficialmente o plantio da safra 2020/2021 em Cristalina. Na ocasião, ele apontou o tripé do nosso agro, âncora verde da economia e dos bons índices do Produto Interno Bruto (PIB): tecnologia, respeito ao meio ambiente e ao trabalhador. Hoje, o Brasil é balizador da segurança alimentar mundial e tem sabido aproveitar as chances para sair da crise antes das demais nações.

Aqui plantamos as sementes do futuro com suor, esperança, um olho na tela do celular, outro no céu e, principalmente, sem descuidar dos múltiplos elos da cadeia produtiva, do escoamento e dos mercados interno e externo, passando pelo cuidado com o manejo ambiental.

Para 2020, o Valor Bruto da Produção (VBP) da agropecuária do Estado é de R$61,9 bilhões – aumento de 10,4% em relação ao ano passado. Grande parte dessa cifra é puxada pelo milho, soja e carne bovina, que respondem por 61,6% desse valor. E cresce a participação de culturas como trigo, feijão, sorgo, tomate e cana, entre outras. Diversificação e inovação permitem o crescimento com preservação.

A Assembleia Legislativa aprovou essa semana o benefício fiscal para incentivar a produção de cerveja de mandioca no Nordeste goiano. A nova cerveja vai ser produzida pela gigante Ambev, em Goiás, feita da mandioca produzida por agricultores familiares atendidos e organizados pela Emater [Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária].

A iniciativa espera movimentar a economia entre os elos mais frágeis da cadeia produtiva, gerando renda para as famílias mais carentes, levando assim, novas oportunidades aos municípios mais vulneráveis do Estado.

Em Goiás, boas políticas públicas abraçam a produção e os produtores. Semeamos com fé, regamos com suor, colhemos com gratidão e vamos partilhar com alegria.

*Lincoln Tejota (Cidadania) é vice-governador do Estado de Goiás

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.