AGM quer mobilizar prefeitos goianos para ato em Brasília em busca de verbas
21 setembro 2023 às 08h59
COMPARTILHAR
De olho na Mobilização Municipalista marcada para os dias 3 e 4 de outubro, a Associação Goiana de Municípios (AGM) busca mobilizar cerca de 100 a 150 prefeitos. O evento ocorrerá em Brasília, no Distrito Federal, com o objetivo de conseguir mais esforços do Governo Federal e do Congresso Nacional contra a crise financeira. Atualmente, cerca de 65% das prefeituras de Goiás estão com o saldo negativo.
Segundo o presidente da AGM e prefeito de Goianira, Carlão da Fox (PSD), a expectativa é de que as grandes cidades também possam aderir ao movimento. A estimativa foi feita através do encontro de prefeitos na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), na última semana, que reuniu mais de 200 prefeitos e representantes. “O sapato está curto, o aperto é para todos, por isso acredito que a maior parte vá”, afirma.
Um dos nomes que confirmou a ida para a manifestação em Brasília foi Roberto Naves (PP), prefeito de Anápolis. Anteriormente o presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes de Goiás, Haroldo Naves (MDB), considerou o gestor anapolino uma das principais vozes do movimento. Em agosto, ele organizou um encontro de 40 prefeitos em Anápolis.
A expectativa durante a movimentação é de que os prefeitos possam discutir algumas pautas com os políticos de Brasília, incluindo um aumento nos repasses da União via Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Além de medidas consideradas emergenciais para ajudar as cidades.
Leia mais: Goiânia adere à greve dos prefeitos goianos
Leia mais: Anápolis, Catalão e Senador Canedo devem participar da greve das prefeituras, diz FGM