*Com informações de Eduardo Marques

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Itaney Francisco Campos, enalteceu o processo eleitoral das eleições de 2022 nesta segunda-feira, 19, durante a solenidade de diplomação dos candidatos eleitos. “É o fim de um ciclo, a última data do calendário do processo eleitoral, o que comprova que tudo fluiu e chegou ao seu ponto máximo que é a outorga do diploma dos escolhidos”, afirmou o desembargador. 

“Apesar dos ataques e suspeitas levantadas, o processo eleitoral foi realizado, sendo que a população confiou e foi às urnas”, contou o chefe do TRE-GO, em entrevista coletiva. “Então, os ataques foram inócuos, na verdade, as dúvidas não tinham procedência e a realidade mostrou isso para a população brasileira”, completou.

Por outro lado, Itaney ainda ressaltou que podem haver alterações, caso ocorra impugnações e investigações por conta de reclamações ou denúncias posteriores. 

Entretanto, ele também destacou que a prioridade foi para a prestação de contas apenas dos candidatos eleitos em votação. “Dada a exiguidade do prazo, muito curto, o Tribunal precisou fazer mais de uma sessão diariamente para concluir os julgamentos dos eleitos. Então, ainda restam todos aqueles não eleitos”, explicou Campos.

Por fim, ainda justificou que os suplentes também devem receber os seus diplomas junto ao TRE-GO posteriormente. “A prioridade hoje foi para diplomar os eleitos porque o tempo foi insuficiente para terminar todos. Fora que o espaço para a cerimônia não comportaria todos”, contou o presidente, durante cerimônia realizada nesta manhã no Auditório Nobre do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE).