“Por mim, ele é o candidato” à Prefeitura de Goiânia, diz Aava sobre Matheus Ribeiro

24 outubro 2023 às 13h47


COMPARTILHAR
“Por mim, ele é o candidato”, afirmou a vereadora Aava Santiago (PSDB) sobre o jornalista e suplente de deputado federal Matheus Ribeiro (PSDB). No entanto, a parlamentar reforça que ele precisa querer. “Pra mim, ele ainda não está convicto. O Matheus é muito pé no chão. Ainda quer saber com quem o partido vai se alinhar e como vai se dar o financiamento da campanha”, disse a tucana.
Os dois sentaram para almoçar juntos nesta segunda-feira, 22, para “alinhar as ideias, projetos e possibilidades para Goiânia” e o encontro chegou a ganhar registro nas redes sociais de ambos. “Agora chegou a hora de quem não é herdeiro e nem forasteiro reassumir os espaços onde poderemos decidir e construir a Goiânia que queremos”, alfinetou a vereadora. “Bora juntos”, comentou Matheus.
Após a reunião, Aava disse que mais do que cravar nomes, a ideia é construir um projeto para a capital de forma conjunta. Enquanto Matheus é o nome que pode defender o legado do PSDB pra Goiânia, a vereadora pode contribuir com suas ideias e projetos para a capital. “Estamos azeitando o caminho. Quando bater o martelo, um vai ter a cara do outro”, avaliou a parlamentar.
A vereadora comentou ainda que, apesar de tanto o nome dela quanto o do jornalista serem ventilados como os principais nomes do PSDB para a Prefeitura de Goiânia, eles ainda não tinham tido tempo para sentar e fazer uma leitura conjunta do cenário.
Segundo a tucana, os dois estão dispostos a defender o nome um do outro, seja pra qual espaço for. “A gente traz um frescor. Já chegamos na cena sendo possivelmente o único partido que tem dois nomes que se apoiam mutuamente”, garantiu. “Vamos caminhar juntos, independentemente do cenário. A ideia é somar forças. Somos dois jovens com uma visão politica muito semelhante”, completou Matheus Ribeiro.
PSDB realiza convenção no próximo sábado
No próximo sábado, 28, Aava antecipou que o PSDB vai realizar uma convenção e os dois querem chegar lá “falando a mesma língua”. “A cidade precisa retomar o ritmo de desenvolvimento, voltar a oferecer serviços básicos de forma satisfatória”, alertou Matheus. “A intenção é levar um documento assinado por nós dois que saia da tônica do herdeiro e do forasteiro”, revelou a tucana.
Segundo a vereadora, a eleição em Goiânia é pautada pelos herdeiros políticos. “Isso é muito ruim, mas não é um demérito deles individualmente. O problema é que temos famílias tratando a política como se fosse testamentária, como se passasse de pai pra filho. Isso aprofunda abismos”, pontuou. A parlamentar acredita que trazer essa reflexão para os goianienses é importe. Isso porque, na visão dela, “não precisa ser herdeiro para fazer um bom trabalho”.
De fato, o cardápio eleitoral de Goiânia está recheado de filhos de políticos, tanto na direita quanto na esquerda. “Mas nosso povo não é herdeiro”, criticou Aava, que lembrou ainda que, assim como o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), nem ela nem Matheus são filhos de políticos. “O pai do Marconi tinha um bar em Goiânia”, reforçou.
A vereadora analisa ainda que nem ela nem Matheus tem uma rejeição alta, o que pode ser uma vantagem na disputa. “Ajuda a fazer um debate mais limpo”, destacou. E a tucana ainda não descarta a possibilidade do PSDB lançar chapa pura, com uma dobradinha entre ela e Matheus. No entanto, ele descarta essa possibilidade: “A Aava é a vice dos sonhos, mas o cargo é pequeno pra ela. Nossos projetos são complementares em outras instâncias”, afirmou o tucano.
E a análise de Matheus faz sentido. Tanto ele quando o partido acreditam que Aava não pode ficar sem mandato e apostam que ela terá uma votação expressiva para a Câmara, o que puxaria outros vereadores tucanos para a Câmara na próxima legislatura. “É uma vereadora muito combativa, com um trabalho consistente. E num eventual governo do PSDB, a liderança que ela teria no legislativo seria preponderante”, avaliou o jornalista.
“Vamos analisar pesquisas e a conjuntura. Minha preferência é pelo legislativo. Não existe eleição garantida, mas estou encaminhada. Trabalho pra manter e ampliar minhas bases”, completou a tucana, assumindo que o foco é realmente ser reconduzida à Câmara.
Reeleição de Aava para a Câmara estaria garantida, segundo pesquisas
A reeleição de Aava na Câmara é vista como certa entre os tucanos e o partido não quer abrir mão da cadeira que possui hoje no parlamento municipal. Pelo menos isso foi o que mostrou uma pesquisa interna encomendada pela legenda.
Caso seja campeã de votos, a parlamentar pode até garantir mais cadeiras para o PSDB na próxima legislatura, o que manteria o partido vivo na capital. E sobre apoios num possível segundo turno, ela é taxativa: “Não estarei jamais em um projeto que tenha o prefeito Rogério”.
Nos bastidores, tucanos comentam que Marconi teria preferência pelo nome de Matheus e torná-lo prefeito seria sua aposta da vez. Apesar disso, a relação do ex-governador com a vereadora é respeitosa e cordial e o tucano dá a ela a liberdade que ela reivindica para tocar suas pautas, principalmente nas questões de gênero.
Leia também
”Marconi quer que eu seja candidato”, diz Matheus Ribeiro sobre prefeitura de Goiânia
Entre Aava e Matheus, PSDB deve seguir com o segundo na disputa pelo Paço