O Governo Federal e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já começam a ser pressionados para a instituição da CPI do MST, considerada pela bancada ruralista das Casas crucial para o apoio do setor. A CPI do MST acelerou na Câmara dos Deputados e o autor do pedido, deputado federal Coronel Zucco (Rep-RS) tenta instalar a comissão já nesta semana.

Leia mais: Abril Vermelho: MST anuncia ocupação de terras em Pernambuco

O pedido vem na contramão de outro requerimento a da CPI dos atos de 8 de janeiro, feito pela senadora Soraya Thronicke (União-MS). Como foi apresentado no fim da última legislatura, é preciso que as assinaturas sejam confirmadas e o prazo para adesão dos novos senadores segue aberto. Pacheco disse que se confirmado o número mínimo de assinaturas, será feita a leitura do requerimento.

A sessão do congresso marcada para esta terça-feira, 18, às 12h deve dar uma amostra de como está a relação do Governo Federal com os parlamentares. A princípio, os congressistas querem deixar claro que sem uma aproximação com o Planalto com as Casas o presidente Lula vai ter dificuldade em governar.