A deputada federal Adriana Accorsi (PT) conversou com o Jornal Opção nesta quinta-feira, 7, durante visita à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). A parlamentar confirmou a aproximação do PSD com o governo federal. Na quarta-feira, 6, o Bastidores publicou, com exclusividade, uma negociação para o partido do senador Vanderlan Cardoso assumir um ministério do governo Lula.  

“O PT e o PSD, na verdade, o PSD tem se aproximado do governo federal já há alguns meses em todo o Brasil. Então, naturalmente está acontecendo este diálogo entre os partidos aliados do presidente (Lula) e o PSD. Essa conversa tem acontecido em todos os municípios”, aponta Adriana.

Temos conversado e quem sabe no futuro esta possibilidade de caminhar juntos no primeiro ou segundo turno,

Adriana Accorsi

Sobre a costura de aliança em Goiânia, a deputada não entrou em detalhes. Mas, os rumores são que Vanderlan deve indicar o vice-prefeito na chapa petista. O nome mais cotado é de Samuel Almeida, filho do pastor da Assembleia de Deus em Goiás, Abigail Almeida.

“Eu sempre tive um bom contato com o senador Vanderlan Cardoso, conversando sobre o Estado de Goiás, trazendo recursos e benefícios para o povo. Tenho um bom diálogo com ele, desde que me tornei deputada federal”, declara.

Segundo ela, a parceria política tem se estreitado com a pré-candidatura à prefeita. “Principalmente a defesa da democracia, de uma gestão democrática, que ouça todos os setores da sociedade, toda a população, também um olhar voltado para a questão social, que nós acreditamos. Então, temos conversado e quem sabe no futuro esta possibilidade de caminhar juntos no primeiro ou segundo turno”, finalizou.

Troca de apoios

Conforme os Bastidores do Jornal Opção, a possível convergência do PT e PSD na capital pode render um cargo de primeiro escalão para o partido do senador goiano, cuja indicação pode ser feita por Vanderlan. Está na mesa ainda o apoio dele para o nome de Davi Alcolumbre (UB) na eleição para presidência do Senado.

Assim, como resultado dessas negociações, a candidatura de Vanderlan ao Paço ainda é incerta. A saída de Lucíola do Recanto para o MDB e a possível partida de Lucas Kitão deixam o partido sem figuras de destaque para liderar a campanha eleitoral. Embora, este último tenha anunciado pré-candidatura a prefeito de Goiânia.

Durante o lançamento da pré-candidatura, Kitão criticou duramente a indecisão de Vanderlan e a inércia para a formatação da chapa de vereadores do PSD, enquanto a maioria dos partidos já está bastante avançada com as pré-candidaturas proporcionais.

Por outro lado, houve críticas sobre o senador estar concentrado na estruturação da pré-candidatura da sua esposa, Izaura Cardoso (PSD), que pretende concorrer à Prefeitura de Senador Canedo.

Para se ter ideia, atualmente a equipe do congressista está focada na mídia de Izaura. Recentemente foi alugado um estúdio para a gravação de podcasts, sinalizando a produção de conteúdo para a campanha eleitoral.

Leia também: Vanderlan negocia Ministério da Integração e indicação de vice de Adriana Accorsi