Adriana Accorsi pode ser ministra da Segurança?

29 novembro 2023 às 11h56

COMPARTILHAR
Após a indicação de Flávio Dino à vaga no Supremo Tribunal Federal, a corrida para ocupar sua cadeira no Ministério da Justiça e Segurança ganhou ainda mais candidatos. São ao menos 14 ministeriáveis. Quase todos os cotados têm padrinhos políticos, mas há alguns independentes. Dentre os possíveis nomes, está o a deputada federal por Goiás, Adriana Accorsi (PT). As informações são do portal UOL.
Ao Jornal Opção, Adriana declarou que acredita ser “uma honra” ter seu nome ventilado para um ministério. Ela ainda elogia a atuação de Dino à frente da pasta, mas afirma que não houve convite formal e que acredita que a definição ainda pode demorar.
Os ministeriáveis podem ser divididos em três grupos. Os candidatos a ministro apenas da Justiça, os candidatos a ministro só da Segurança ou a ambos. Tudo depende de Lula querer dividir a pasta em duas ou não. A divisão duplica o problema. Por isso, hoje, os candidatos mais fortes são os que permitiriam manter o ministério unificado.
Entre os candidatos a ministro da Justiça e Segurança, um nome se destaca: é o ex-presidente do Supremo Ricardo Lewandowski, que acompanha Lula em sua atual viagem internacional.
Vale lembrar que o nome de Adriana Accorsi é o favorito do PT para concorrer ao cargo de prefeita da capital goiana em 2024. Caso as negociações para a ida da parlamentar para o Ministério da Justiça se consolidem, caberá ao partido começar a trabalhar outro nome para o pleito municipal.
Leia também: