COMPARTILHAR

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira, 29, a Operação Juno, com foco no combate ao compartilhamento e armazenamento de material de abuso sexual de crianças e adolescentes.

Em Novo Gama (GO), agentes cumpriram mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal da Subseção Judiciária de Luziânia (GO). A investigação apura a participação do investigado em grupos virtuais dedicados à troca de imagens e vídeos contendo conteúdo sexual envolvendo menores.

Embora a legislação brasileira ainda utilize o termo “pornografia infantil”, o uso internacional prefere a expressão “abuso sexual de crianças e adolescentes”, reforçando a gravidade e a violência desses crimes contra as vítimas.

A Polícia Federal alerta pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar os filhos, tanto no mundo virtual quanto no físico. Conversas abertas sobre os riscos da internet, acompanhamento das atividades online, atenção a mudanças de comportamento e orientação sobre como agir diante de contatos inadequados são medidas essenciais de prevenção.

Segundo a PF, informação e vigilância contínua são ferramentas fundamentais para proteger crianças e adolescentes de situações de risco e garantir sua segurança e bem-estar.