O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após montar o primeiro escalão do governo, fez algumas nomeações para cargos do chamado segundo escalão. Nestas funções, sete goianos ganharam destaque.

São eles: o ex-deputado federal Elias Vaz (PSB); Olavo Noleto; professores da Universidade Federal de Goiás (UFG), professor Laerte Guimarães Ferreira Júnior; Sérgio Alberto Dias, o Serjão; professor José do Carmo, o advogado Zé do Carmo, da Cidade de Goiás; professor Egmar José de Oliveira; a professora e sindicalista Iêda Leal;   Maria Luiza Moura Oliveira, a Malu Moura; e o produtor cultural Deryk Santana.

A maioria está no Ministério de Relações Institucionais (MRI), comandado por Alexandre Padilha.

1 – Olavo Noleto

Olavo Noleto | Foto: divulgação

Olavo Noleto foi nomeado para o cargo de secretário executivo do Ministério de Relações Institucionais (MRI). Ele já foi secretário de Assuntos Federativos da Presidência da República nos governos Lula e Dilma Rousseff, quando ocupou também o cargo de secretário-executivo de Comunicação Social.

2 – Elias Vaz

Elias Vaz: o líder do PSB em Goiás será figura forte no governo Lula | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

O ex-deputado federal Elias Vaz (PSB) é secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e foi um dos primeiros a ser chamado pelo ministro Flávio Dino.

3 – Iêda Leal

Iêda Leal está como secretária de Gestão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial, no Ministério da Igualdade Racial. Ela é coordenadora do Movimento Negro Unificado (MNU), foi duas vezes presidente do Sintego e presidiu a Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-GO).  

4 – Laerte Guimarães Ferreira Júnior

Laerte foi pró-reitor de pós-graduação da UFG e será responsável pela gestão das mais de 100 mil bolsas da Capes | Foto: divulgação/UFG
Laerte foi pró-reitor de pós-graduação da UFG e será responsável pela gestão das mais de 100 mil bolsas da Capes | Foto: divulgação/UFG

Laerte Guimarães Ferreira Júnior é professor e foi nomeado para ser diretor de Programas e Bolsas (DPB) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

5 – Sérgio Alberto Dias

Sérgio Alberto Dias, o Serjão, é chefe de gabinete da Secretaria Executiva de Relações Institucionais do Ministério de Relações Institucionais (MRI). Ele é ex-vereador por Goiânia e foi convidado por Olavo Noleto.

6 – José do Carmo Siqueira

José do Carmo Siqueira é professor universitário e advogado. Ele assumiu o cargo de secretário executivo-adjunto no Ministério de Relações Institucionais (MRI).

7 – Egmar José de Oliveira

Egmar Oliveira, integrante da Comissão da Anistia: “Bolsonaro deixou terra arrasada” | Fotos: Fernando Leite / Jornal Opção

Egmar José de Oliveira é advogado e ex-vereador de Anápolis, no governo federal ele vai integrar a comissão de anistia do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH), comandada pelo ministro Silvio Almeida. Em janeiro deste ano, ele concedeu uma entrevista ao Jornal Opção criticando o governo anterior: “Bolsonaro deixou terra arrasada”.

8 –   Maria Luiza Moura Oliveira

Maria Luiza Moura Oliveira, a Malu Moura, foi nomeada para a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Malu já foi presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e atuou no subgrupo de infância que está inserido na área de Direitos Humanos, durante a transição do governo Bolsonaro para o governo Lula.

9 – Deryk Santana

Deryk Vieira Santana foi nomeado, em 24 de fevereiro, para o cargo de Diretor de Políticas para os Trabalhadores da Cultura da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura, comandado pela cantora Margareth Menezes. Ele é Ativista cultural e militante dos movimentos de Cultura e Juventude do PT de Goiás.