O União Brasil e o Movimento Democrático Brasileiro (MDB) juntos somam 125 prefeitos em Goiás. O partido do governador Ronaldo Caiado possui 91 prefeitos – sendo o partido com o maior número de chefes do Executivo municipal no Estado -, e a legenda de Daniel Vilela conta com 34 aliados municipais. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), compilados pelo portal Poder 360.

Ao Jornal Opção, o primeiro vice-presidente do UB em Goiás, o ex-deputado federal Delegado Waldir Soares – atual presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) – pontuou que a tendência é pela manutenção das atuais administrações, para evitar embates com partidos que compõem a base governista.

“Muitos prefeitos do União Brasil vêm para a reeleição, então, a pretensão é, nesta parceria, manter o que a gente tem ou onde a gente tiver um candidato mais competitivo do MDB ou de qualquer outro partido da base. O União Brasil não tem dificuldade em fazer a união dos grupos políticos”, enfatizou.

Segundo Delegado Waldir, a atual configuração da legenda pelo Estado é satisfatória para o governo. “O União Brasil hoje, à exceção de Anápolis, Goiânia e Aparecida, está bem distribuído. Itumbiara é nosso, Rio Verde, Luziânia, enfim, temos muitos municípios estratégicos”, elenca. “Não temos a pretensão de aumentar, mesmo em respeito aos demais partidos que fazem parte da base”, arremata.

Articulação para 2026

Por outro lado, Delegado Waldir entende que a articulação para ampliar a base de apoio nos municípios deve partir do vice-governador Daniel Vilela, que é o candidato natural à reeleição para o Palácio das Esmeraldas.

“Nós temos que entender que o próximo candidato dessa base é do MDB. Eu penso que esta missão vai estar nas mãos do Daniel. Ele é o grande articulador político, porque depois das eleições municipais têm eleição para governador. Então, ele é o grande coordenador deste grupo político hoje”.

Cabe lembrar que o UB foi uma fusão entre o Democratas (DEM) e Partido Social Liberal (PSL), com isso a sigla herdou 62 prefeitos democratas e cinco do PSL. Após isso, outros prefeitos foram atraídos para a sigla de Caiado.

Leia também: Márcio Corrêa (ou Amilton Filho) pode se filiar ao União Brasil pra disputar a Prefeitura de Anápolis

“Me sinto bem para disputar tanto no MDB quanto no União Brasil”, diz Jânio Darrot sobre candidatura a prefeito de Goiânia