Wagner Gattaz fala sobre o assunto em palestra on-line, dia 7 de junho, voltada a professores, coordenadores pedagógicos e outros profissionais da educação

A partir do dado perturbador da Associação Nova Escola de que cerca de 70% dos professores tiveram a saúde mental afetada durante a pandemia e precisaram buscar apoio, a discussão de temas como ansiedade, depressão e burnout passou a ser urgente entre esse público. O Instituto Ânima, apoiado pela seguradora Zurich, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc-GO), entende a temática como urgente e oportuna. Para isso, oferece no dia 7 de junho, a partir das 10 horas, pelo canal CEPFOR Goiás no YouTube, aberto ao público, a palestra com o tema: Depressão, Pânico e Burnout: O que é isto?, proferida pelo Professor Titular de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, Wagner Gattaz.

O objetivo do encontro, voltado a todos os profissionais de educação da Seduc-GO, será debater as desordens emocionais mais frequentes na sociedade, entendendo suas nuances e diferenças. Ele também irá abordar os efeitos da Covid-19 na saúde mental. A palestra é a primeira de cinco de um ciclo de 5 apresentações sobre saúde mental e emocional. A live ficará gravada e poderá ser assistida posteriormente no canal CEPFOR Goiás. 

O Prof. Wagner Gattaz é também é CEO da Gattaz Health&Results, empresa pioneira em programas de saúde mental para grandes corporações. Segundo ele, a palestra, destinada aos professores e outros profissionais da educação, será também muito importante para auxiliar esse profissional a identificar problemas acarretados ao longo dos anos com doenças ligadas ao psicológico e a mente.

“Esses profissionais estão mais sujeitos a doenças pelas características da profissão. É importante discutir com esse público e tentar reduzir o estigma para motivar as pessoas a procurarem ajuda. Um educador com depressão ou burnout tem também uma diminuição da energia mental, dificuldade de concentração e memória, desânimo e irritabilidade. Todos esses fatores influenciam diretamente na qualidade didática”, esclarece o professor Gattaz.

Dessa forma, o especialista ressalta que a discussão sobre o que é saúde mental e como a sociedade pode buscar o controle emocional são de suma importância para a qualidade de vida. “No encontro vamos discutir quais são as diferenças entre tristeza e depressão, entre inquietação, medo e ansiedade. O estresse pode ser saudável? Cansaço ou burnout? São temas que estão cada vez mais frequentes no dia a dia das pessoas. Precisamos debater e buscar alternativas para prevenir esses problemas”, avalia o psiquiatra.

Os efeitos da Covid-19 na saúde mental

O professor Wagner Gattaz explica que a sociedade como um todo tem procurado informações de como o isolamento social e o trabalho home office estão refletindo no dia a dia de pessoas de diferentes países, classe social e gênero. “Quais são as forças que mantém a saúde mental no ambiente de trabalho? Conhecer a relevância da saúde mental é o requisito básico para implantar estratégias científicas modernas de tratamento e prevenção.  Por isso é tão necessário motivar essa discussão. Já é tempo de olharmos para nossas angústias íntimas e buscar acesso a tratamento”, afirma o especialista.

A palestra é restrita a profissionais da educação da rede estadual de ensino e faz parte do Programa Projeto de Vida, realizado pelo Instituto Ânima, com apoio da seguradora Zurich, em parceria com o governo de Goiás. O programa almeja que os estudantes possam refletir sobre seus objetivos, aprendendo a se organizar e estabelecer metas para realização de seus projetos presentes e futuros, por meio de escolhas conscientes. Para que os alunos estejam integrados no que o projeto prevê, 1.325 professores da 1ª série do Ensino Médio da rede estadual de ensino estão participando desde abril de curso de formação com aulas presenciais e on-line, em conteúdo 100% elaborado pelo Instituto Ânima.