Antônio José de Moura faz 80 anos e é um dos maiores escritores brasileiros
30 julho 2024 às 10h33
COMPARTILHAR
Hélverton Baiano
Neste 30 de julho, o escritor Antônio José de Moura (Mourinha) faz 80 anos de idade e esbanja memória, ainda se sobressaindo como um grande leitor que sempre foi. É bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás, trabalhou como jornalista por mais de 20 anos e se consagrou como escritor.
Mourinha já me presentou com alguns livros, que foram editados por editoras nacionais, como a Global, a mesma que edita Gilberto Freyre.
O prosador Mourinha é um dos escritores mais importantes de Goiás. E, sim, ele também é poeta, como provam os livros “Quilômetro Um” (ganhou o prêmio Félix de Bulhões), de 1965, e “Porta Sem Chave”, de 1970. Como prosador, estreou com o livro de contos “Notícias da Terra”, no final dos anos 1970.
Depois vieram outros livros também muito importantes, entre eles os romances “Dias de Fogo” (sucesso nacional), “Sete Léguas de Paraíso” (que daria um excelente filme e é um romance que García Márquez possivelmente adoraria), “Umbra” e “Cenas de Amor Perdido”.
Mourinha renega as incursões pela poesia. Mas há um poeta nas frases do prosador. Goiano natural de Riachão, hoje Mambaí (Nordeste goiano), morou e estudou em Posse, militou na política contra a ditadura militar de 1964 e sempre foi um grande ativista pela literatura goiana, ocupando hoje uma cadeira na Academia Goiana de Letras. (Na foto acima ele aparece com os meus dois livros mais recentes). Viva, Mourinha!
Hélverton Baiano é poeta, prosador e jornalista. É colaborador do Jornal Opção.