O músico britânico Paul McCartney revelou que está utilizando inteligência artificial para criar o que ele chama de “a música final dos Beatles”. Durante uma entrevista no programa Today, da BBC Radio 4, McCartney mencionou que a tecnologia foi empregada para “extrair” a voz de John Lennon de uma antiga gravação. Com parte da composição em mãos, ele conseguiu finalizar a música.

“Acabamos de finalizá-la e será lançada este ano”, afirmou McCartney. Embora o nome da faixa não tenha sido revelado pelo músico, é provável que seja baseada em uma composição de Lennon de 1978 intitulada “Now and then”.

Essa composição inacabada já havia sido considerada uma “possível música de reunião” dos Beatles em 1995, durante a preparação do compilado “Anthology”, que abrangeu toda a carreira do quarteto.

Paul McCartney recebeu a gravação de Yoko Ono, viúva de Lennon. Essa gravação estava entre várias outras composições registradas por Lennon em uma fita cassete chamada “For Paul”. O próprio Lennon gravou as faixas ao piano em seu apartamento em Nova York pouco antes de falecer, em 1980.