O titular da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel de Sant’Anna Braga Filho, viajou para Santiago, no Chile, onde representará Goiás nesta quarta-feira, 17, no encontro internacional “Dos Recursos ao Emprego: O Valor dos Minerais para a América Latina”, considerado o maior evento de mineração da América do Sul. O convite foi feito pelo Banco Mundial, idealizador da iniciativa.

O evento reunirá os principais especialistas em mineração das Américas e grandes investidores internacionais do setor. Durante a programação, o secretário fará uma palestra, participará de um painel sobre inovação e desenvolvimento da mineração e apresentará ao público internacional as potencialidades de Goiás.

“O convite evidencia o protagonismo que Goiás vem conquistando no cenário internacional da mineração, especialmente no segmento de terras raras, no qual o Estado reúne alguns dos projetos mais avançados fora da Ásia. O objetivo é seguir consolidando Goiás na vanguarda da mineração, ampliando a visibilidade do Estado no cenário internacional, atraindo investidores globais e evidenciando seu potencial e sua capacidade de gerar desenvolvimento, inovação e novas oportunidades para os goianos”, declara o secretário.

Avanço da mineração

Goiás vive um momento histórico no setor mineral, registrando o maior avanço dos últimos 20 anos. Um dos marcos desse processo foi a criação do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM), instrumento de planejamento estratégico do Governo de Goiás para o desenvolvimento competitivo, inovador e sustentável da mineração no Estado. O plano estabelece diretrizes para alinhar as políticas públicas goianas às estratégias nacionais para o setor, com horizonte de planejamento até 2050.

Além disso, com a descoberta de importantes reservas de terras raras, o avanço dos estudos geológicos e o trabalho desenvolvido pelo Estado para fomentar novos investimentos, Goiás passou a ocupar posição de destaque no cenário global dos minerais críticos. Atualmente, o Estado reúne alguns dos projetos mais avançados do mundo fora da Ásia.

Em Minaçu, a Serra Verde opera a única mina fora do continente asiático dedicada à exploração e exportação, em escala comercial, de terras raras. Goiás também abriga o Projeto Carina, em Nova Roma, que prevê investimentos de US$ 680 milhões, além do projeto desenvolvido pela multinacional canadense Appia na região de Iporá, reforçando o potencial goiano como referência internacional na produção de minerais estratégicos para a transição energética e o desenvolvimento tecnológico.

Leia também: Projeto de terras raras de mineradora que atua em Goiás recebe licença ambiental e avança para fase de implantação no Chile