Cerca de 6 milhões de antílopes são fotografados em migração na África; veja fotos

03 julho 2024 às 12h44

COMPARTILHAR
Um levantamento aéreo realizado pela ONG de conservação ambiental African Parks, em parceria com o Ministério da Conservação da Vida Selvagem e Turismo do Sudão do Sul, documentou a maior migração de mamíferos terrestres do mundo. Aproximadamente seis milhões de antílopes participaram da migração no Grande Nilo, que se estende do Sudão do Sul até a Etiópia.
O Sudão do Sul tem sido devastado por guerras há décadas, o que impede a realização de pesquisas e a obtenção de dados confiáveis sobre o tema. Quatro espécies de antílopes migram das savanas do sudoeste para áreas úmidas e pantanosas no norte e leste do país. Um estudo utilizou imagens aéreas de 2023 para investigar os parques nacionais.
Para monitorar o trajeto dos animais, o estudo focou numa área de 122.774 km² na paisagem de Boma Badingilo Jonglei (BBJL), que abriga a maior concentração de antílopes migratórios do planeta. Os pântanos do Sudão são a segunda maior zona úmida do mundo, depois do Pantanal brasileiro, e abrigam uma diversidade impressionante de espécies. Além dos antílopes, estudos observaram a presença de espécies não migratórias, como elefantes, girafas, leões e guepardos.
“Os resultados desta pesquisa são verdadeiramente surpreendentes. A magnitude impressionante da migração é equiparada apenas pela responsabilidade de garantir sua sobrevivência em um cenário extremamente complexo”, afirmou Peter Fearnhead, CEO da African Parks.
Multiplicação
Os pesquisadores da Universidade de Juba, no Sudão do Sul, analisaram as 330 mil fotos capturadas pelos aviões e ficaram surpresos com os resultados, que contradizem as expectativas. O estudo revelou a maior migração anual de mamíferos terrestres.
Em 2007, havia apenas 1,3 milhão de animais. Hoje, a estimativa mais baixa é de 4 milhões, chegando a 6 milhões na estimativa mais alta. Mesmo considerando o cenário mais conservador, o número ainda é o dobro da maior migração de mamíferos terrestres conhecida até então.
Veja as fotos divulgadas pela African Parks:
Leia também:
Polícia registra em média cinco crimes de maus-tratos a animais por dia em Goiás
Imagens do Parque Nacional das Emas mostram que amor de mãe é universal