Há 150 anos nascia Santos Dumont, talvez o brasileiro mais importante da história

20 julho 2023 às 11h20

COMPARTILHAR
Alberto Santos Dumont completaria 150 anos nesta quinta-feira, 20. Um dos brasileiros mais importantes – senão o mais importante – da história da humanidade, ele viveu no Brasil até completar 18 anos de idade. Interessado por mecânica e engenharia, foi então estudar em Paris, onde foi consagrado como o “Pai da Aviação”.
Dumont recebeu o título por causa da sua invenção, o 14 Bis, primeiro avião funcional da história, que fez com que ele fosse se tornasse célebre e respeitado. A criação foi homologada como o primeiro veículo mais pesado que o ar a conseguir voar. O primeiro voo da aeronave ocorreu por uma distância de 60 metros, durante sete segundos, no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906.
O protótipo do 14 Bis, conhecido até hoje, era formado por uma longa fuselagem e um cesto de um balão. Antes, em 1901, ele já havia criado o dirigível, que fez um sobrevoo histórico pela capital francesa no qual contornou a Torre Eiffel. Na época, Dumont recebeu um prêmio por completar o trajeto de 11 quilômetros no tempo mais rápido até aquele momento: 29 minutos e 30 segundos.
Dumont criou também, em 1907, o avião Demoiselle, um dos primeiros ultraleves do mundo. O seu objetivo era voar ainda mais alto que o 14 Bis. Sem patentes, os projetos de Dumont foram aperfeiçoados mesmo depois de sua morte, garantindo que distâncias fossem percorridas em menores tempos.
Orgulho do Brasil
No Brasil, além de ser considerado um herói, Dumont também é homenageado e tem sua história contada em sua cidade natal. Mineiro, o inventor nasceu em 20 de julho de 1873, na Fazenda Cabangu, na zona rural do que era o distrito de João Gomes, elevado à condição de cidade em 1889, como o nome de Palmyra.
Hoje com 46 mil, a localidade passou a se chamar Santos Dumont oito dias após a morte dele, ocorrida em 23 de julho de 1932, em Guarujá (SP). A casa onde ele viveu atualmente é o Museu Cabangu, onde se guardam cartas, fotografias e objetos pessoais do inventor.