O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB), decretaram luto oficial de três dias no município e no Estado, respectivamente, em razão da morte da ex-deputada federal e ex-primeira dama de Goiás, Iris de Araujo Rezende Machado. Dona Iris morreu na tarde de terça-feira, 22, no Hospital Israelita Albert Einstein em Goiânia, onde foi submetida a uma cirurgia de diverticulite (uma inflamação gastrointestinais) e acabou sofrendo com complicações pulmonares, que levaram ao óbito.

Em nota, Caiado registrou, com pesar, que Dona Iris “exerceu grande protagonismo na política estadual” e “construiu uma trajetória marcada pela defesa de políticas sociais para a população mais vulnerável”. Além disso, o governador destacou que, enquanto parlamentar na Câmara Federal – função que os dois compartilharam –, ela sempre foi voz importante na defesa do povo goiano. Caiado ainda destacou a atuação da ex-primeira dama ao lado de Iris Rezende, com quem foi casada por mais de 50 anos, e pediu forças e conforto para os familiares e amigos, especialmente para os filhos Ana Paula, Adriana e Cristiano.

Rogério Cruz também manifestou pesar pela perda da ex-parlamentar classificada, em nota, como “uma das mais expressivas lideranças femininas” do Estado e país, destacando a participação de Dona Iris na linha de frente na defesa dos direitos das mulheres e dos ideais democráticos.

Pioneirismo

A Prefeitura registrou ainda a importância de Dona Iris no processo de redemocratização, no início dos anos 1980, quando atuou como uma das lideranças pela conquista da democracia. Ela se tornou determinante na mobilização dos municípios do Estado para fazer de Goiânia o palco do primeiro grande comício pelas Diretas, Já. Também foi pioneira em 1994, quando aceitou o desafio de ser a primeira mulher a disputar o posto de vice-presidente da República na chapa liderada por Orestes Quércia.

No campo social, foi fundadora e a primeira presidente da Fundação Legionárias do Bem-Estar Social, na Prefeitura de Goiânia.

Velório

O corpo de Dona Iris será sepultado no cemitério Santana, setor dos Funcionários, em Goiânia. Segundo a assessoria de imprensa da família, ela ficará ao lado da sepultura do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia, Iris Rezende, que morreu em novembro de 2021.

O velório está programado para ocorrer a partir das 7h da manhã desta quarta-feira, 22, na sede da Prefeitura de Goiânia. Enterro está previsto para às 17h. Tanto o velório quanto o sepultamento serão abertos ao público.