Morre Thomas Roland Hoag, professor de fotografia da UFG

03 julho 2025 às 09h45

COMPARTILHAR
O professor de fotografia Thomas Roland Hoag morreu, aos 81 anos, na madrugada desta quinta-feira, 3, em Goiânia. Ele era aposentado de fotojornalismo da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de Goiás (UFG). A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg).
O velório será realizado das 11h às 15h30, na Paz Universal (av. Castelo Branco) e o enterro, às 16h , no Cemitério Parque Memorial (GO-020).
Thomas participou da história do jornalismo goiano. Como professor, participou da formação de vários profissionais e foi docente da primeira turma do curso de Jornalismo da UFG, criado em 1966, ainda no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL).
O professor ingressou no Departamento de Comunicação do ICHL por meio de concurso público. De acordo com matéria do Jornal do Professor, da Adufg, publicada em 2015, Thomas foi o quarto professor admitido para o curso de Jornalismo.
Thomas se formou em Comunicação na Universidade de Miami e Fotojornalismo com Wilson Hicks, então editor de Fotografia da revista Life. Ele veio para o Brasil, dos Estados Unidos, para evitar a convocação para lutar na Guerra do Vietnã, conforme contou ao Jornal do Professor.
O Sindicato usou as redes sociais para prestar uma homenagem ao professor, usando um comentário dele sobre as mudanças de comportamento e tecnologia quanto à fotografia.
“No fotojornalismo, é importante entender a câmera e estar no lugar certo e no momento certo. Hoje temos o lugar certo, o momento, mas nem sempre fotos de qualidade. Fico horrorizado ao ver algumas imagens de celular. A fotografia mudou e sacrificou a qualidade”, disse Thomas Roland Hoag.
Em nota, a UFG se solidarizou com a família, amigos, colegas e ex-alunos do professor.
Leia também: