Um dos maiores nomes, se não o maior, da história do futebol inglês, Bobby Charlton, morreu neste sábado, 21, aos 86 anos. Campeão da Copa do Mundo de 1966 e ídolo no Manchester United, o ex-jogador teve uma “passagem tranquila”, segundo comunicado da família.

“É com grande tristeza que compartilhamos a notícia de que Sir Bobby faleceu pacificamente nas primeiras horas da manhã de sábado. Ele estava cercado por sua família. A família gostaria de agradecer a todos que contribuíram para seu cuidado e às muitas pessoas que o amaram e apoiaram. Solicitamos que a privacidade da família seja respeitada neste momento”, diz o comunicado.

Apesar da causa da morte não ter sido divulgada, Charlton havia sido diagnosticado com demência em 2020. No mesmo ano, o seu irmão mais velho, Jack Charlton, também morreu após sofrer do mesmo problema e lutar contra um linfoma por anos.

Com mais de 700 jogos pelo Manchester United, Charlton marcou 249 gols e ganhou diversos títulos pela equipe. Entretanto, além dos bons momentos, ele esteve presente na maior tragédia do clube. O ex-jogador estava no avião que transportava a equipe e caiu em Munique, na Alemanha.

A tragédia chocou o mundo em 1965 e matou inúmeros jogadores da equipe, incluindo o jovem Duncan Edwards, considerado a estrela do time. Ao todo, 19 pessoas morreram no acidente.