Morre Gina Lollobrigida, musa italiana sex symbol do cinema
16 janeiro 2023 às 13h27

COMPARTILHAR
Morreu aos 95 anos de idade a atriz Gina Lollobrigida, ícone e símbolo sexual da década de 50. A morte foi confirmada pela advogada da artista Giulia Citani.
Gina ficou conhecida mundialmente na década de 1950, com o movimento do renascimento italiano crescente após o fim da Segunda Guerra Mundial. Na época, se tornou um dos ícones mais reconhecido do cinema em todo o mundo. Entre suas obras de maior destaque estão “O Corcunda de Notre Dame”, de 1956, e “Quando setembro vier” de 1961, “Mar louco, de 1963” e “Noites de amor, dias de confusão”, de 1968.
Na carreira consagrada, contracenou com outros nomes históricos de Hollywood, como Humphrey Bogart, Rock Hudson, Burt Lancaster, Tony Curtis e Frank Sinatra. Sua carreira celebrada foi homenageada com uma estrela na Calçada da Fama, em 2018.
Vida
Gina nasceu na Itália em uma família pobre. Ganhou sua primeira oportunidade no cinema após alcançar o terceiro lugar no concurso de beleza Miss Itália, em 1947. Lá, estrelou em filmes como “A Provinciana” e na comédia “Pão, amor e fantasia”, que projetaram o seu nome.
Fora dos cinemas, atuou como fotógrafa, escultora e tentou carreira política. Em 1999, foi candidata a uma cadeira no Parlamento italiano. Em 2022, tentou novamente um cargo político, dessa vez disputando o Senado do país, mas não se elegeu.