Melhores condições de trabalho, aumento no valor repassado pelas empresas e menores descontos foram reivindicações debatidas por motoristas de aplicativos durante audiência pública, nesta terça-feira, 23, na Câmara Municipal de Goiânia.

Promovida pelo vereador Geverson Abel (Avante), a reunião contou com a participação de representantes de transportes por aplicativos e autoridades do setor. A ampliação de membros do Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV), também foi debatida.

Os profissionais têm enfrentado diversos desafios no dia a dia, como: insegurança no trabalho, falta de direitos trabalhistas, violência urbana e a exposição a condições de trânsito estressantes são apenas alguns exemplos da árdua rotina enfrentada pelos trabalhadores. A ausência de regulamentação e a exploração de algumas empresas de aplicativos agravam ainda mais essa situação.

Debate

Motorista por aplicativo, Pedro Junior trabalha há seis anos com plataformas digitais e conta como a falta de estrutura no dia-a-dia torna o exercício da atividade desgastante. Entre às reinvindicações estão estabelecimento de pontos de apoio, melhorias nas áreas de embarque e desembarque em aeroportos, rodoviárias, shoppings, eventos, além da busca por um preço de corridas mais justo.

“Nós pegamos os passageiros no anel externo do aeroporto e lá não tem embarque e desembarque e, também ficam os ônibus, isso acaba fazendo a gente ficar em fila dupla. Eu mesmo já levei duas multas lá buscando passageiro”

Motorista de aplicativo, Pedro

Em entrevista ao Jornal Opção, o vereador Geverson disse que o objetivo da reunião foi ouvir os trabalhadores de aplicativos e permitir que eles tenham voz ativa, expondo suas necessidades, sugestões e dificuldades enfrentadas no cotidiano de trabalho.

“Nós queremos pontos de apoio na cidade para que esses motoristas possam usar um banheiro, que é o básico, né. Nós também queremos atender os motoristas de moto. Nós queremos levar dignidade a esses motoristas que chegam a trabalhar 14 horas por dia”.

Vereador Geverson Abel

Fiscalização

Outro ponto importante é a efetividade do Comitê Municipal de Uso Viário – órgão responsável por planejar e propor soluções que otimizem o uso das vias urbanas, apresentadas por integrantes do Poder Público, representante das empresas de aplicativo, motoristas e motociclistas de aplicativo e especialistas.