Membros do PCC são condenados por recrutar e expandir atuação da facção em Goiás

23 novembro 2023 às 09h08

COMPARTILHAR
A Justiça condenou oito dos 69 integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) denunciados pelo Ministério Público de Goiás (MP) por organização criminosa armada. Os faccionados integravam a célula Sintonia do Estado de Goiás, responsável por expandir a atuação criminosa em terras goianas.
LEIA TAMBÉM
Marcola deixa prisão em Brasília após plano do PCC para sequestrar e executar policias
“Salve”: PCC determina datas para que faccionados matem policiais
Estas são as primeiras decisões proferidas e publicadas pela 2ª Vara dos Feitos Relativos à Organização Criminosa e de Lavagem ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores de Goiânia. As penas aplicadas variam de 5 anos e 3 meses a 7 anos e 7 meses de reclusão, em regime inicial fechado, além da pena de multa e pagamento das custas processuais. Ainda, foram mantidas as prisões preventivas anteriormente decretadas.
Operação Sintonia Goiás
Os condenados foram presos na Operação Sintonia Goiás, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPGO em 10 de maio deste ano, com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI) e das Polícias Civil, Militar e Penal. Na ocasião, foram cumpridos 70 mandados de prisão preventiva e 38 mandados de busca e apreensão contra membros do PCC com atuação em Goiás.
Até o momento, 69 investigados foram denunciados pelo crime de integrar organização criminosa armada, cuja pena máxima prevista é de 12 anos de reclusão. Os integrantes do Gaeco esclarecem que, para viabilizar a tramitação processual em tempo razoável, devido ao grande número de denunciados, foram apresentadas 22 denúncias, levando em conta as funções e setores (‘sintonias’) ocupados por cada denunciado dentro da facção criminosa, a situação prisional, entre outros fatores.
Todas as denúncias oferecidas já foram recebidas na 2ª Vara dos Feitos Relativos à Organização Criminosa e de Lavagem ou Ocultação de Bens, Direitos e Valores de Goiânia, sendo que a grande maioria dos processos já teve a instrução processual encerrada, e devem ser julgados em breve.