Torcedores mexicanos estão mais preocupados com AMLO que com a seleção do país

México foi eliminado da Copa do Mundo um dia após eleição presidencial

Torcedores mexicanos na saída da Arena Samara | Foto: Marcelo Mariano/Jornal Opção

De Samara, Rússia

O México viveu os dois últimos dias de forma intensa. No domingo (1/7), eleitores foram às urnas para escolher o novo presidente do país, além de senadores, deputados e prefeitos. Um dia depois, a seleção mexicana enfrentou o Brasil nas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia e foi eliminada após derrota por 2 a 0, com gols de Neymar e Firmino.

O pleito foi vencido pelo esquerdista Andrés Manuel López Obrador, mais conhecido pela sigla AMLO. Em Samara, cidade que recebeu a partida entre Brasil e México, o Jornal Opção se deparou, na saída do estádio, com uma roda de mexicanos debatendo política.

A frustração com a derrota era visível nos rostos de praticamente todos os mexicanos. Afinal, a seleção do país latino-americano fez uma boa fase de grupos, vencendo a Alemanha na estreia.

Esta foi sétima vez seguida que o México é eliminado nesta fase do mundial e o objetivo de classificar às quartas de final provavelmente foi o assunto entre muitos mexicanos. Mas, neste grupo de torcedores observado pela reportagem, a preocupação maior era com o rumo do país após o resultado das urnas.

“A partida dura apenas um dia e logo vamos superar. A política e o resultado das eleições podem influenciar o nosso dia a dia”, disse o organizador de eventos Rafael Flores, de 48 anos.

Na Rússia, os torcedores não puderam votar. Contudo, o consenso entre eles é de que não faria muita diferença, já que AMLO venceu por uma grande margem e nenhum outro candidato despertava simpatia.

Apesar de não serem apoiadores do novo presidente e inclusive o criticarem, os torcedores desejaram boa sorte a López Obrador. Em relação à seleção mexicana, terão que esperar mais quatro anos para tentar superar as oitavas de final.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.