Sorteio pode definir destino de pelos menos oito seleções na Copa do Mundo

É possível que as equipes terminem a fase de grupos com todos os critérios de desempate idênticos

Senegal e Colômbia empataram em 2 a 2, neste domingo (24/6), em Ecaterimburgo | Foto: AFPDe São Petersburgo, Rússia

Uma situação inusitada pode ocorrer nesta Copa do Mundo da Rússia. É possível que Espanha e Portugal, no grupo B, Alemanha e Suécia, no F, Inglaterra e Bélgica, no G, e Japão e Senegal, no H, terminem a fase de grupos com todos os critérios de desempate idênticos. E a solução para definir o rumo de cada uma dessas seleções é o sorteio.

Pode definir cruzamento
Inglaterra e Bélgica possuem seis pontos, duas vitórias, oito de saldo, seis gols marcados e dois sofridos. O que deixa a equipe inglesa à frente da belga neste momento é o último critério de desempate antes do sorteio: o número de cartões. Enquanto a Inglaterra recebeu dois cartões amarelos, a Bélgica recebeu três.

As duas equipes se enfrentam na próxima quinta-feira (28/6), em Kaliningrado, às 15h (de Brasília). Já classificadas para as oitavas de final, a liderança do grupo é o que está em jogo. Se empatarem e o número de cartões for igualado, não há outra saída senão o sorteio.

Os casos de Japão e Senegal são praticamente idênticos. Cada equipe tem quatro pontos, uma vitória, um empate, um de saldo, quatro gols marcados e três sofridos. Mas japoneses receberam três cartões amarelos e senegaleses, cinco.

Na próxima e última rodada da fase de grupos, o Japão joga contra a Polônia, em Volvogrado. Já o Senegal, contra a Colômbia, em Samara. Ambas as partidas são às 11h (de Brasília). Se obtiverem o mesmo resultado, inclusive em número de gols, e japoneses receberem dois cartões a mais que senegaleses, o sorteio também definirá a classificação.

Vale lembrar que, nas oitavas, os grupos dos times em questão se cruzam. O 1º do G pega o 2º do H e o 1º do H enfrenta o 2º do G.

Outros casos
No grupo B, Espanha e Portugal tem os mesmos números de pontos, vitórias, empates, saldo e gols que Japão e Senegal. Por sua vez, espanhóis receberam apenas um cartão amarelo, ao passo que portugueses receberam dois.

Os próximos jogos de Espanha e Portugal são contra Marrocos e Irã, respectivamente, na segunda-feira (25/6), às 15h (de Brasília). A primeira partida ocorre em Saransk e a segunda, em Kaliningrado.

Já no grupo F, Alemanha e Suécia estão empatadas com três pontos, uma vitória, uma derrota, zero de saldo, dois gols marcados e dois sofridos. Suecos têm três cartões amarelos. Por sua vez, alemães têm quatro, sendo que, neste caso, foram dois seguidos, resultando em um vermelho, que tem o peso três vezes maior que um amarelo.

Enquanto a Alemanha joga contra a Coreia do Sul, na quarta-feira (27/6), às 11h (de Brasília), em Kazan, a Suécia enfrenta o México na mesma data e horário, mas em Ecaterimburgo.

 

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.