Resumo das oitavas de final da Copa do Mundo: zebra, curiosidades e os melhores desta fase

Mundial está cada vez mais próximo da grande final e seleção brasileira segue consolidada como uma das favoritas

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

De Samara, R├║ssia

As oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia começaram com um jogaço entre França e Argentina, vencido pelos franceses por 4 a 3, no sábado (30/6). Mais tarde, em outra partida emocionante, Uruguai derrotou Portugal por 2 a 1, com dois gols de Edinson Cavani.

Dessa forma, o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo, os dois melhores do mundo nos últimos dez anos, foram eliminados do mundial no mesmo dia. Mas, mesmo sem os dois craques, a Copa do Mundo seguiu com boas partidas e algumas surpresas.

O domingo (1┬║/7) entrou para a hist├│ria como a nona vez em todos os mundiais que os dois jogos do mesmo dia foram para a prorroga├º├úo e a segunda em que ambos s├úo decididos em cobran├ºa de p├¬naltis┬áÔÇö a outra foi em 1986, nas partidas entre Fran├ºa x Brasil e M├®xico x Alemanha.

A Croácia eliminou a Dinamarca, com defesas impressionantes de penalidades máximas por parte do dois goleiros. Por sua vez, a Rússia, de maneira surpreendentemente, derrotou a Espanha.

O jogo entre os donos da casa e os espanh├│is teve um fato curioso. Em 1970, a ent├úo Uni├úo Sovi├®tica, contra o M├®xico, fez a primeira substitui├º├úo na hist├│ria dos mundiais. Em 2018, foi a vez da R├║ssia fazer quatro substitui├º├Áes em uma mesma partida pela primeira vez┬áÔÇö a regra da quarta substitui├º├úo na prorroga├º├úo come├ºou a valer a partir desta Copa do Mundo.

Em um jogo seguro, Brasil derrotou o Jap├úo por 2 a 0, com gols de Neymar e Firmino, na segunda-feira (2/7). Na outra partida do dia, quase rolou mais uma zebra. O Jap├úo chegou a abrir 2 a 0, mas, no ├║ltimo lance, a B├®lgica conseguiu a virada a vai enfrentar a sele├º├úo brasileira nas quartas de final.

O ├║ltimo dia das oitavas foi marcado por uma vit├│ria morna da Su├®cia em cima da Su├¡├ºa por 1 a 0 e uma emocionante disputa de p├¬naltis entre Col├┤mbia e Inglaterra, vencida pelos ingleses, ap├│s a equipe colombiana empatar no ├║ltimo minuto do tempo normal.

Ao todo, foram 24 gols marcados nas oito partidas┬áÔÇö m├®dia de 3 por jogo. Os grupos A e G tiveram os seus dois representantes classificados ├ás quartas de final, enquanto o B e o H n├úo tiveram nenhum┬áÔÇö Espanha e Col├┤mbia foram os ├║nicos primeiros colocados na fase de grupo que perderam nas oitavas.

Seleção brasileira
Neymar fez um jogo ├á altura da expectativa que se tem em torno de um jogador como ele. Com um gol e uma assist├¬ncia, foi o craque do Brasil na vit├│ria contra o M├®xico. O gol de Neymar, inclusive, fez com que a sele├º├úo brasileira se tornasse no time com mais gols marcados na hist├│ria das Copas do Mundo ÔÇö 227.

Os outros destaques da equipe brasileira foram a s├│lida defesa com Thiago Silva e Miranda, al├®m de Willian, que, finalmente, “estreou” na Copa do Mundo, com boa movimenta├º├úo, especialmente no segundo tempo.

Os pontos negativos ficam por conta da suspens├úo de Casemiro para a partida contra a B├®lgica devido ao segundo cart├úo amarelo┬áÔÇö a tend├¬ncia ├® que Fernandinho entre em seu lugar┬áÔÇö e de Gabriel Jesus, que, apesar de ter participado ativamente da marca├º├úo, segue sem marcar gols┬áÔÇö Firmino, que deixou o seu, ├® candidato a tomar a vaga do jogador do Manchester City.

O zagueiro Marquinhos entrou no final do jogo e, com isso, os únicos convocados que ainda não atuaram são os dois goleiros reservas, Ederson e Cássio, o zagueiro Geromel, o volante Fred e o atacante Taison.

Os melhores
Veja abaixo a seleção dos 11 melhores jogadores das oitavas de final:

Kasper Schmeichel (Dinamarca)
Benjamin Pavard (França)
Pepe (Portugal)
Yerry Mina (Col├┤mbia)
Lucas Torreira (Uruguai)
Emil Forsberg (Su├®cia)
Eden Hazard (B├®lgica)
Kylian Mbapp├® (Fran├ºa)
Neymar (Brasil)
Edinson Cavani (Uruguai)
Harry Kane (Inglaterra)

Quartas de final
Confira os confrontos da pr├│xima fase da Copa do Mundo:

Uruguai x Fran├ºa┬áÔÇö sexta-feira (6/7), ├ás 11h*
Brasil x B├®lgica┬áÔÇö sexta-feira (6/7), ├ás 15h*
Su├®cia x Inglaterra ÔÇö s├íbado (7/7), ├ás 11h*
R├║ssia x Cro├ícia┬áÔÇö s├íbado (7/7), ├ás 15h*

*horário de Brasília

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.