Quem vai ser o 9 do Brasil na Copa do Mundo?

Há quem acredite que a disputa pela vaga de centroavante no time titular esteja aberta

Gabriel Jesus, do Manchester City, e Roberto Firmino, do Liverpool | Foto: Montagem

Faltam pouco mais de duas semanas para o técnico da seleção brasileira, Tite, anunciar a lista dos 23 convocados para a Copa do Mundo. Gabriel Jesus, do Manchester City, e Roberto Firmino, do Liverpool, são nomes certos. A dúvida é qual deles vai vestir a camisa 9 do Brasil no mundial.

Jesus vem sendo o titular nos últimos jogos e tem a confiança do treinador, que deve escolhê-lo para iniciar a partida de estreia da seleção contra a Suíça devido à característica de Tite de ser “leal” com seus jogadores.

Mas Firmino está fazendo uma temporada indiscutivelmente melhor que a de Jesus — até porque o segundo passou um tempo machucado. O jogador do Liverpool forma, ao lado do egípcio Mohamed Salah e do senegalês Sadio Mané, um dos trios ofensivos mais eficientes da Europa.

Firmino está se destacando tanto na Premier League quanto na Champions League, competição na qual, pela segunda vez na história, um time tem dois jogadores que marcaram mais de dez gols em uma mesma edição. No caso, Salah e o próprio Firmino — a outra equipe foi o Barcelona de Lionel Messi e Neymar na temporada 2014/15.

E Firmino tem uma chance de ouro para mostrar que pode ser o centroavante do Brasil na Rússia. O próximo amistoso da seleção é contra a Croácia no dia 3 de junho, em Anfield, estádio do Liverpool. Os torcedores do clube têm prioridade na compra do ingresso e certamente vão pedir a entrada do brasileiro em campo e apoiá-lo durante toda a partida, ainda mais se o time tiver vencido a Champions League uma semana antes.

De qualquer maneira, o Brasil dificilmente termina um mundial com o mesmo time que começou. Em outras palavras, mesmo que Jesus comece a competição como titular, Firmino tem chances de ganhar a posição

Estilos
Em entrevista concedida a João Castelo-Branco, correspondente dos canais ESPN na Inglaterra, Jesus disse que essa disputa é boa para ele, para Firmino e para a seleção. “A boa temporada dele me dá ainda mais força.”

Jesus falou ainda que enxerga ambos com estilos similares. Nesse sentido, vale mencionar um outro camisa 9 que está correndo por fora, mas com baixa probabilidade de ir à Copa do Mundo — afinal, só cabem 23.

Trata-se de Willian José, da Real Sociedad, que foi convocado por Tite para os dois últimos amistosos. Ele é um jogador com mais presença de área, diferentemente de Jesus e Firmino, que se movimentam mais com e sem a bola.

Deixe um comentário