Por que o brasileiro não está interessado na Copa do Mundo?

Momento político do Brasil e distanciamento da seleção do torcedor são alguns dos motivos que ajudam a explicar

Poucos parecem estar tão interessados na Copa do Mundo como Neymar | Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Uma pesquisa de abril, divulgada pelo instituto Paraná Pesquisas, revelou que 65,8% dos brasileiros estão pouco ou nada interessados na Copa do Mundo da Rússia, que tem o seu início marcado para daqui a 12 dias.

Diretor do Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo tem duas teses que podem explicar este desinteresse. A primeira diz respeito ao momento político do Brasil. Para ele, a mídia não está dando ênfase ao mundial, já que a pauta do momento é a corrupção.

De fato, muitos brasileiros estão mais preocupados com outubro do que junho e julho. E isso é bom para o País. Com a recente greve dos caminhoneiros, o interesse dos brasileiros pela Copa do Mundo foi adiado ainda mais, conforme mostra reportagem do jornal “O Estado de São Paulo”.

“A torcida está mais preocupada com a crise de abastecimento e a consequente instabilidade política e econômica que se segue do que com o esquema tático da seleção de Tite. Ou com a recuperação de Neymar”, diz trecho da matéria, que cita o desaquecimento do mercado de bugigangas da Copa do Mundo.

Mais distante
A segunda tese de Murilo Hidalgo é sobre os clubes onde jogam os atletas convocados. Dos 23, apenas três atuam em equipes brasileiras — Cássio e Fagner, do Corinthians, além de Geromel, do Grêmio.

É o menor índice da história. E isso certamente afasta o torcedor da seleção brasileira. São poucos os que viram alguma partida in loco desses jogadores, pois boa parte deles foi jogar fora do País muito cedo e criaram pouco vínculo por aqui — outros, como Ederson, nem sequer jogaram no Brasil.

A maneira como foi conduzida os treinamentos da seleção brasileira antes de embarcar para os dois últimos amistosos de preparação para a Copa do Mundo também agravou este distanciamento: jogadores chegando de helicóptero à Granja Comary e embarcando para a Europa em um avião luxuoso.

Tudo isso em meio à greve que paralisou a vida de muitos “cidadãos comuns”. Sem contar que não houve jogo nem treino de despedida, como fizeram outras equipes e como o Brasil geralmente fazia antes de mundiais.

Vai mudar
Mas será que, na hora do primeiro gol do Brasil, isso não vai mudar? Circulam no WhatsApp mensagens com as datas e horários dos jogos. Timidamente, churrascos já estão sendo organizados. Quando a Copa do Mundo começar para valer, as ruas devem ficar desertas.

Se opositores à ditadura militar torceram para a seleção de 1970, não há por que não torcer para a de 2018. Há quem já tenha comprado a camisa verde e amarela, apesar de criticar quem a vestiu durante os protestos a favor do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

7 respostas para “Por que o brasileiro não está interessado na Copa do Mundo?”

  1. Oliveira Alves disse:

    Eu espero que o povo abra os olhos Eva mente para se lembrar do fiasco da copa anterior e acorde , pois e mais que evidente que da mesma forma que Ronaldo foi comprado e afastado da copa no final, para não manchar sua reputação devido ele ser na época garoto propaganda de empresas milionárias, Neymar também foi, o povo foi feito de idiota até no football brasileiro

  2. Sérgio Rodrigues disse:

    Por mim a copa que se exploda, os malditos jogadores estão ganhando milhões de dólares e não estão nem aí com os milhares ou mesmo milhões de brasileiros que estão passando privações e até mesmo fome…..

  3. rodrigo de oliveira disse:

    eu quero que o brasil perca novamente de 8 a 1 para alemanha, estamos sem emprego, sem renda, sendo roubado por todos os lados, para ver punhado de marmanjo ganhando milhoes correndo atras de bola e nos envergonhando mundialmente, eles que se f….. para lá

  4. bira disse:

    bah! não ligo mais para copa, meus filhos nem importância dão. as pessoas que converso não vejo ninguém empolgado com o mundial.

  5. Abboni disse:

    98 inventaram uma convulsão do baleia, 2006 foi RC que entregou as meias pra França, 2010 nem conseguiram dar explicação, 2014 então foi pra definitivamente chamar brasileiros de burro. Quero mais é que fiquem presos sem gasolina na Rússia e que o governo os trate como refugiados. Globo e sua corja também precisam passar fome pra aprender.

  6. Gilmaria Santos disse:

    Acorda Brasil.. o povo brasileiro deve se unir parar pelo um País digno por saúde e educação…não pra assistir jogo…

  7. Antonino Fraletti disse:

    Deu no que deu.Todo mundo já sabia disso. Sao Tite salvador da patria. Uma mer… de salvador. So se for no corintians… burrão acabou com a seleçao que convocou 20 gringos milionariamente bem pagos la fora. Nem teve a capacidade de se despedir do Brasil com um amistoso. Vai trouxa, envergonhe mais uma vez o Pais. Belgica : 30.000 Km. quadrados. Menor que o menor estado do sudeste, ou seja, Espirito Santo. Menos que 11.500.000 habitantes. Quase vinte vezes menos que o Brasil. Em extensao territorial nem se fale: quase 300 vezes menor que o Brasil.. Sem fama alguma em futebol. Deu um show de bola e humildade para conseguir o maior feito de sua historia futebolistica. Conseguiu tirar o pentacampeao do MUNDO DAS FINAIS DA COPA 2018. Isso é bom para fazer o povo acordar e exigir que na proxima copa sejam convocados mais jogadores que atuam aqui e nao no exterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.