Boicote diplomático de países ocidentais pode prejudicar a Copa do Mundo?

Reino Unido e Islândia já anunciaram que não vão enviar representantes de seus governos ao mundial

Vladimir Putin vai usar a Copa do Mundo como Adolf Hitler usou as Olimpíadas de 1996?

Na terça-feira (27/3), a Islândia se juntou ao Reino e anunciou um boicote diplomático à Copa do Mundo da Rússia. Do outro lado do mundo, o ministro de Relações Exteriores da Austrália, Julie Bishop, ameaçou fazer o mesmo.

O imbróglio diplomático se originou a partir do envenenamento do agente duplo Sergei Skripal e sua filha, Yulia, em pleno solo britânico. O Reino Unido diz ser “muito provável” que a responsável pela tentativa de assassinato seja a Rússia, que nega.

Ao todo, 23 países expulsaram diplomatas russos em decorrência do caso, dos quais dez vão disputar o mundial: Alemanha, França, Espanha, Suécia, Croácia, Dinamarca e Polônia, além de Islândia, Inglaterra e Austrália.

A Rússia foi o país-sede das Olimpíadas de Inverno de 2014, em Sóchi. Na ocasião, a chanceler alemã, Angela Merkel, o ex-presidente francês François Hollande e a ex-vice-presidente da Comissão Europeia Viviane Reding boicotaram a competição. Era o auge da crise na Crimeia.

É fato que o torneio deste ano tende a ser vazio do ponto de vista diplomático. Contudo, isso dificilmente diminuirá o interesse do público pelo evento, de acordo com o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Para ele, o importante em uma Copa do Mundo “não é a chegada de representantes oficias”, mas sim “as partidas entre os times”.

Por outro lado, o secretário de Estado do Reino Unido para os Assuntos Externos e a Commonwealth britânica, Boris Johnson, argumentou que a seleção inglesa deveria se retirar do mundial, que, segundo ele, será usado por Vladimir Putin da mesma forma que Adolf Hitler usou as Olimpíadas de 1936.

No caso de ausência do English Team, a Copa do Mundo seria, sim, prejudicada – e muito. Faltam dois meses e meio para o seu início e vale acompanhar o acontecerá até lá e também durante a competição, que, indiscutivelmente, não será apenas sobre futebol.

1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Hercules

Copa do Mundo de futebol é um evento esportivo, o que importa são os atletas. Politico só serve para fazer politicagem, que fiquem em casa.