Zelensky confirma troca de ministro da Defesa na Ucrânia
04 setembro 2023 às 13h31
COMPARTILHAR
O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, confirmou nesta segunda-feira, 4, a renúncia ao cargo. A medida é um desejo do presidente Volodymyr Zelenksy, que já divulgou quem será o substituto: Rustem Umerov. Resta apenas o parlamento confirmar a nomeação.
Descendente de povos tártaros da Crimeia, Umerov é muçulmano e líder do Fundo de Propriedade do Estado da Ucrânia. Ele teve destaque durante negociação de troca de prisioneiros e outras negociações envolvendo a Rússia, por meio da Organização das Nações Unidas (ONU).
De acordo com Zelensky, a pasta precisa de “novas abordagens” após defender saída do atual ministro. Ainda há rumores que a saída foi motivada por escândalos de corrupção na área da Defesa.
Com 22 meses no cargo, Reznikov foi transferido para atuar na embaixada ucraniana na Inglaterra, em Londres. Durante a trajetória como ministro da Defesa, ele atuou diretamente na contraofensiva ucraniana e na aquisição de equipamento ocidental, incluindo tanques e caças F-16. Com o novo cargo o objetivo seria manter o fluxo de apoio diplomático e financeiro para o país.