Ucrânia quer caças Gripen, o mesmo modelo que o Brasil usa; conheça
29 agosto 2023 às 08h34
COMPARTILHAR
Além dos caças americanos General Dynamic F-16 Fighting Falcon, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também deseja aeronaves Saab JAS 39 Gripen. Utilizados pela Força Aérea Brasileira (FAB), os aviões de combate multiuso suecos podem ser utilizados em diferentes cenários. Por exemplo, em combate aéreo, ataque ao solo e reconhecimento.
Por ser extremamente efetivo em diversos cenários, a versatilidade é uma das características marcantes do Gripen. Além de estar equipado com sistemas avançados de radar e aviônicos extremamente modernos, a aeronave ainda permite uma incorporação rápida de atualizações e melhorias. Ou seja, o caça é excelente custo benefícios e capacidade operacional.
Leia mais: Ucrânia deve receber caças americanos F-16 nos próximos meses
Com essas características, o Gripen chamou a atenção de inúmeras nações no mundo, incluindo o Brasil. Atualmente a FAB possui sete aeronaves de 36 encomendados. Fora que terá uma linha de montagem nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto, no estado de São Paulo.
Entretanto, pelo menos no momento, a Ucrânia não deverá receber nenhum Gripen porque não há planos da Suécia em transferir alguma aeronave. Os suecos informaram que necessitam dos caças para a própria defesa e não possuem sobressalentes para enviar. Mas, eles permitiram que os ucranianos pudessem examinar o modelo de perto.
Só que a possibilidade não está descartada, inúmeros partidos políticos e o ministro da Defesa, Pal Jonson, defendem a transferência de aeronaves depois que a Suécia se torne oficialmente membro da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Leia mais: Ucrânia divulga detalhes sobre drone marítimo que aterroriza a Rússia no Mar Negro