Putin ameaça Polônia e diz que territórios do país seriam “presente” soviético
21 julho 2023 às 11h03
COMPARTILHAR
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ameaçou a Polônia nesta sexta-feira, 21, durante um discurso. Segundo ele partes do território do país seriam um “presente” da União Soviética. O contexto, segundo a agência Reuters, seria por conta de uma movimentação de tropas polonesas para o leste, após o grupo mercenário Wagner se instalar na Bielorrússia.
Segundo Putin, a movimentação preventiva da Polônia contra uma possível invasão por meio da Bielorrússia é considerada uma “agressão”. Em seguida, ele acrescentou que qualquer ataque ao aliado seria também seria contra a Rússia.
“Os atuais territórios ocidentais da Polônia são um presente de (Josef) Stalin para os poloneses”, disse o chefe de Estado russo. “Nossos amigos em Varsóvia se esqueceram disso, mas vamos lembra-los: agressão contra a Bielorrússia significará uma agressão contra a Rússia, e vamos responder com todos os meios a nossa disposição”, completou.
Leia mais: Mar Negro fechado pela Rússia faz preço do trigo disparar no mercado internacional
Além de acusar a Polônia de um possível ataque à Bielorrússia, Putin afirmou que os poloneses pretendem intervir militarmente na invasão russa à Ucrânia. “Os líderes da Polônia esperam formar um tipo de coalizão sob o guarda-chuva da Otan e intervir no conflito da Ucrânia. Eles esperar cortar um pedaço mais gordo para eles, ganhar de volta, como acreditam, seus territórios históricos, a atual Ucrânia ocidental”, contou.
As acusações do autocrata russo foram feitas após um relato de Sergei Naryshkin, chefe do Serviço de Inteligência Estrangeiro da Rússia, em uma reunião do Conselho de Segurança do país.
“O Ocidente começou a entender que a derrota da Ucrânia é questão de tempo”, disse Naryshkin. “Nesse sentido, a Polônia intensificou a intenção de controlar os territórios ocidentais da Ucrânia, destacando suas tropas para a fronteira”, acrescentou.
Por outro lado, apesar das desinformações russas sobre a relação entre os dois países, a Polônia continua sendo um dos principais aliados da Ucrânia durante a guerra. Além do envio de armas, munição e outros mantimentos, o país tem advogado para que o vizinho ingresse na Otan.
Leia mais: Tentativa de golpe de Prigozhin mostra que exército russo pode ser o segundo maior… dentro da Rússia