Com base em pesquisas de intenção de voto divulgadas pelo Instituto Ipec na última semana, o União Brasil é o partido que mais tem candidatos à frente das corridas estaduais. Ao todo, a legenda lidera a disputa em sete estados: Amazonas (Wilson Lima), Bahia (ACM Neto), Ceará (Capitão Wagner), Goiás (Ronaldo Caiado), Mato Grosso (Mauro Mendes), Piauí (Sílvio Mendes) e Rondônia (Coronel Marcos Rocha). A sigla foi criada em 2021, resultado da fusão entre PSL e DEM. Levantamento foi realizado pelo site Metrópoles e a reportagem considerou todas as 27 unidades da Federação.

Segundo informações da pesquisa, o MDB, partido do candidato a vice-governador na chapa de Caiado, Daniel Vilela, é a segunda legenda com o maior número de postulantes à frente das pesquisas eleitorais nos estados – Alagoas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul e Pará. A sigla é considerada da “velha guarda” na política brasileira. Apesar disso, a influência do partido continua grande.

Em terceiro lugar entre partidos com mais candidatos no topo das pesquisas eleitorais, aparece o PSB, que hoje lidera a corrida nos estados do Espírito Santo, do Maranhão e da Paraíba. A legenda integra a coligação do PT, sigla de Luiz Inácio Lula da Silva, que disputa o Palácio do Planalto contra Jair Bolsonaro, do PL.

Partidos como Novo, PSD e PSDB estão na lanterna das pesquisas eleitorais, liderando em apenas um estado cada um.

De forma individual, as siglas de Bolsonaro e Lula patinam na corrida pelas lideranças estaduais em relação ao partido do governador Ronaldo Caiado, por exemplo. Atualmente, o PL comanda as pesquisas eleitorais nos estados do Rio de Janeiro e de Sergipe. Já o PT tem a liderança no Rio Grande do Norte e em São Paulo.

Se consideradas as coligações criadas pelos dois partidos, a situação é diferente. A coligação “Pelo Bem do Brasil”, que reúne PP, PL e Republicanos, aparece com seis candidatos à frente das corridas estaduais:

Já a coligação de Lula, “Brasil da Esperança”, que tem PT, PCdoB, PV, Solidariedade, PSol, Rede, PSB, Agir, Avante e Pros em sua composição, tem a liderança de sete estados,