Nova pesquisa PoderData revela que o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, é aprovado por 39% dos eleitores e reprovado por 54%. As taxas mantiveram-se estáveis em relação ao levantamento de uma semana atrás, com variações dentro da margem de erro da pesquisa, de 2 pontos percentuais. A diferença entre aprovação e desaprovação está em 15 p.p.. Há 7 dias, era de 18 pontos.

As entrevistas foram realizadas pelo PoderData de 4 a 6 de setembro. Portanto, os números captam o cenário anterior aos atos em favor do presidente registrados no feriado de 7 de Setembro, Dia da Independência do Brasil.

A pesquisa foi realizada pelo PoderData, empresa do grupo Poder360 Jornalismo, com recursos próprios. Os resultados são divulgados em parceria editorial com a TV Cultura. Os dados foram coletados de 4 a 6 de setembro de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.500 entrevistas em 317 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-03760/2022.

Para chegar a 3.500 entrevistas que preencham proporcionalmente (conforme aparecem na sociedade) os grupos por sexo, idade, renda, escolaridade e localização geográfica, o PoderData faz dezenas de milhares de telefonemas. Muitas vezes, são mais de 100 mil ligações até que sejam encontrados os entrevistados que representem de forma fiel o conjunto da população. Saiba mais sobre a metodologia lendo este texto.

*Com informações do Poder360 Jornalismo