Lula lidera com 38% entre eleitores que moram em favelas, diz pesquisa
09 agosto 2022 às 08h59
COMPARTILHAR
O ex-presidente Lula (PT) é o favorito para vencer a disputa pela Presidência entre aqueles eleitores que moram em favelas brasileiras. O dado é da nova pesquisa do instituto Favela Diz, divulgada nesta terça-feira, 9, pelo site UOL.
Ao todo, o ex-presidente Lula aparece com 38% das intenções de voto entre os moradores das favelas brasileiras. Ele está, de acordo com o levantamento, 7 pontos percentuais à frente de Jair Bolsonaro (PL), que soma 31%. Quem figura em terceiro lugar é Ciro Gomes (PDT) com 7,05%.
Vale ressaltar que a pesquisa foi a campo quando candidatos como André Janones (Avante) e Luciano Bivar (União Brasil) ainda mantinham suas pré-candidaturas. Nenhum deles, no entanto, pontuou de forma significativa, assim como os demais políticos monitorados. Todos têm, segundo Favela Diz, menos de 2% das intenções de voto neste momento.
Espontânea
O instituto ainda mediu a preferência dos eleitores que moram em favelas de forma espontânea, quando não são apresentados os nomes dos pré-candidatos. Novamente, quem aparece na dianteira do levantamento é Lula. O ex-presidente soma, neste caso, 36,35% das menções, ante 29,05% de Bolsonaro. Ciro, por sua vez, tem 4,10%.
Segundo turno
Lula também saiu vitorioso em todos os cenários de segundo turno monitorados pelo Favela Diz. O levantamento mostra que, no principal deles, o petista venceria Bolsonaro por 10 pontos percentuais de diferença, com 40,7% a 30,7%.
Nos demais confrontos monitorados, Lula aparece com 40,55%, ante 23% de Ciro. Já na disputa com Simone Tebet, o ex-presidente soma 43,85%, enquanto a senadora tem 17,4%. Dois cenários sem o petista ainda foram pesquisados: Ciro venceria Bolsonaro por 38,05% a 35,05% e Tebet bateria o ex-capitão por 35,85% a 28,95%.
Rejeição
A pesquisa ainda mediu o nível de rejeição aos postulantes ao Planalto neste momento. Para os eleitores que moram nas favelas brasileiras, Bolsonaro é o pior candidato. Ao todo, 45,24% dos entrevistados pela pesquisa disseram que não votam no ex-capitão sob nenhuma hipótese. Lula aparece em segundo lugar, com 32,09% das menções negativas. Ciro, por sua vez, tem 4,1% de rejeição entre os eleitores entrevistados.