Corrida presidencial: Lula e Ciro mantém patamar de intenções de votos e Bolsonaro sobe
28 julho 2022 às 18h53
COMPARTILHAR
Datafolha mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a disputa ao Palácio do Planalto. No entanto, o presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu diminuir a distância percentual. Lula aparece com os mesmos 47% de intenções de votos contra 29% de Bolsonaro. Os dados do novo levantamento foram divulgados nesta quinta-feira, 28, pelo jornal Folha de S. Paulo.
De acordo com os dados, o ex-presidente tem uma vantagem de 18 pontos contra o atual ocupante do Palácio do Planalto. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) mantém os mesmos números do levantamento feito em 22 e 23 de junho: 8%. Simone Tebet segue com 2% de intenções de votos e os demais com 1% ou sem pontuar.
Os pesquisadores do Datafolha entrevistaram eleitores de todas as regiões do Brasil entre essa quarta-feira, 27, e esta quinta-feira, 28. Quando foram ouvidos 2.566 eleitores em 183 municípios. A margem de erro são de dois pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01192/2022. A pesquisa ocorre após o Governo Federal liberar pacotes de bondades, como aumento e ampliação do Auxílio Brasil, redução no preço de combustíveis, auxílio para taxistas e caminhoneiros.
Pesquisa de junho
O último levantamento do instituto, divulgado no final de junho, mostrava o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 19 pontos de vantagem contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista liderava com os mesmo 47% das intenções de voto e venceria em primeiro turno, e o presidente aparecia com 28%. Já Ciro Gomes (PDT) somava 8%.
O Datafolha apresentou como pré-candidatos, além de Lula, Bolsonaro e Ciro: André Janones (Avante), Simone Tebet (MDB), Luciano Bivar (União Brasil), Felipe D’Ávila (Novo), Eymael (DC), Pablo Marçal (Pros), General Santos Cruz (Podemos), Leonardo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lúcia (PSTU).DE