Após marcar presença no debate promovido por Band, TV Cultura, Folha de S.Paulo e UOL, na noite desse domingo, 29, o presidente Jair Bolsonaro (PL) não compareceu à sabatina realizada pela rádio Jovem Pan durante a manhã desta segunda, 30. A ausência foi recomendada pela equipe de campanha de Bolsonaro, após avaliação de seu desempenho no primeiro debate realizado com candidatos à presidência da República.

Além da ausência na sabatina, Jair Bolsonaro recebeu a recomendação de não comparecer a nenhum outro debate, ao menos durante o primeiro turno. A equipe de campanha também defende que a presença em novas entrevistas fique mais restrita, limitada a podcasts que tenham grande audiência e pouco confronto nos questionamentos.

Nos bastidores, a coordenação de campanha teria avaliado como negativos os posicionamento de Bolsonaro contra a imprensa e mulheres, em episódios ligados à pergunta formulada pela jornalista Vera Magalhães e à interação com as adversárias mulheres, Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil).

Até a entrada no tema mulheres, a campanha avaliava que Bolsonaro vinha com ótimo desempenho no debate, mas acabou se complicando.

A avaliação negativa, no entanto, também foi feita pela equipe de campanha do principal adversário na corrida, o ex-presidente Lula. Para a equipe do PT, Lula teve desempenho pior do que o registrado em entrevista realizada ao Jornal Nacional, na última semana. Para os petistas, Lula pecou em não ser enfático nas questões de combate à corrupção, tema que, inclusive, foi abordado por Bolsonaro em pergunta direta ao ex-presidente.