Consultados pelo Jornal Opção, dos principais candidatos ao Senado, ex-governador Marconi Perillo (PSDB), deputado federal Waldir Soares (UB), deputado federal João Campos (Republicanos), ex-senador Wilder Morais, ex-ministro das Cidades Alexandre Baldy (pP), Denise Carvalho (PCdoB) e Vilmar Rocha (PSD), apenas três deles responderam um questionário com três perguntas. Foi indagado a cada um, se eleito for, quais serão as prioridades do mandato? Se pretende cumprir os 8 anos? Se porventura, precisar deixar o cargo, há confiança de os suplentes darão seguimento a projetos que necessitam do período de 8 anos para ser aprovado?

Deram retornos, Alexandre Baldy, Denise Carvalho e Delegado Waldir. O progressista recordou as realizações alcançadas como deputado federal e como ministro das Cidades. “Enquanto ministro consegui alcançar o marco de político que mais conquistou recursos e investimentos para o Estado de Goiás em todas as áreas. Além de dar continuidade a esse trabalho, me comprometo em trabalhar para conquistar a construção de 100 mil moradias populares”, disse.

alexandre-baldy-pp-prefeitos
Alexandre Baldy candidato ao Senado pelo pP

Para a Saúde, Baldy quer garantir recursos para a construção de 100 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para as cinco regiões de Goiás. Ele enumera: “Um hospital da mulher em Anápolis e cinco centros de especialidades médicas”. Na área de segurança, o ex-parlamentar pretende direcionar recursos federais para equipar, proporcionar melhores condições de trabalho e valorização das forças policias.

Na área de transporte de passageiros, grandes gargalos da região Metropolitana de Goiânia e Entorno do Distrito Federal, Baldy assegura que tem expedisse para solucionar esse problema. “Com minha experiência na área dos transportes, vou lutar para que o Governo Federal contribua com recursos para a mobilidade dos goianos na metropolitana de Goiânia e Entorno do Distrito Federal, além da criação da Região Metropolitana do Entorno”, projeta.

O setor empresarial e o industrial estão na pauta de Baldy, que deseja intensificar esses polos econômicos em Goiás. “Pretendo também priorizar a atração de mais empresas e indústrias para nosso Estado, por meio de incentivos fiscais e prorrogação de benefícios, garantindo assim mais renda e emprego para o povo goiano”. Outro setor, que o candidato pretende dar atenção é para o agronegócio. “Vou garantir ao pequeno produtor rural financiamentos e compras de máquinas. A área da educação também será um assunto prioritário, com isso quero garantir recursos para os municípios para a construção de 100 creches.

Acerca do mandato, ele garante que cumprirá os oitos anos integralmente. “Todo o meu trabalho e energia será voltado para contribuir com o desenvolvimento do nosso Estado, trazendo qualidade e dignidade de vida ao povo goiano”, promete. Sobre os suplentes, Alexandre afirma que confia no trabalho dos dois indicados. “Tanto Flávia Cunha quanto Humberto são goianos, conhecedores dos desafios de nosso Estado e filhos da nossa terra. São dois nomes aos quais tenho profunda admiração, reconhecimento e por isso fazem parte do nosso projeto”, frisa.

Denise Carvalho da federação PCdoB | Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

Denise Carvalho disse que, se eleita, irá cumprir integralmente o mandato de senadora. “Estou me candidatando para essa função, para este posto, que eu vejo como um serviço a nação e quero trazer toda a minha experiência de vida e de trabalho em toda minha história, desde o movimento estudantil, passando pela minha experiência parlamentar de 14 anos e mais 8 anos no Poder Executivo. Segundo ela, as forças de esquerda precisam dar sustentação ao possível governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Nós esperamos que o próximo governo consiga retirar o Brasil dessa situação de fome, de miséria de desemprego, de falta de direitos e aprofundar no que diz respeito a políticas públicas para todos os setores essenciais”, pontua.

Sobre as prioridades de um possível mandato no Senado, ela destaca que será necessário um trabalho de reconstrução. “É um desafio também pedagógico que eu pretendo desenvolver com cultura de paz a serviço do povo brasileiro, para que a gente possa ajudar a construir diálogos, criar pontes entre as diferenças e não que seja transformado tudo em situações de guerra como é feito hoje por intolerância, que está sendo semeada no Brasil, por essa visão fundamentalista de exclusão das pessoas”. Acerca da confiança nos suplentes, Denise lembra que a chama foi formada a partir da federação. “Meus suplentes foram indicações do PV e do PT, nós funcionamos como um time, mas eu sinceramente, pretendo cumprir os oito anos do meu mandato no Senado. Temos muito o que fazer neste período, com certeza será apenas o início de uma grande trajetória de recuperação do Brasil”, finaliza.

Delegado Waldir Soares candidato a senador pelo União Brasil | Foto: Fernando Leite / Jornal Opção

Delegado Waldir cita que a prioridade será a redução da carga tributária do Brasil. “Hoje o brasileiro paga um valor muito alto. Reduzindo a carga tributária, vamos reduzir também a sonegação e, consequentemente, aumentar a arrecadação”, indica. Para ele, essa será uma medida que romperá com o “ciclo prejudicial” para a sociedade. “O que queremos é um imposto menor, arrecadação justa e investimentos em Saúde, Educação, Segurança, Infraestrutura, Programas Sociais”, elenca. Ele acrescenta que outra iniciativa será para fazer um novo pacto federativo. “Vou trabalhar pela redistribuição dos recursos dos municípios brasileiros e garantir equidade nesse processo”, promete.

Em relação em se manter senador pelo período constitucional, o deputado federal se compromete em popularizar o mandato. “Vou trabalhar muito pela população nesses oito anos de mandato. Meu compromisso é aproximar o Senado Federal da população. Quero que cada cidadão se sinta respaldado pelo meu trabalho como senador. Com honestidade, transparência e dedicação, vou ajudar a transformar a realidade do povo goiano no Senado Federal”, frisa. Já sobre os suplentes, Delegado Waldir foi enfático: “Eu só trabalho com pessoas corretas, honestas, de mãos limpas, como Paulo Henrique Naves e o Cláudio Mesquita”, apresenta.