Pesquisa da UFG busca voluntários com desordens metabólicas
26 maio 2023 às 17h00
COMPARTILHAR
A Universidade Federal de Goiás (UFG), por meio do projeto Cerúmen, está com inscrições abertas para voluntários que possuam desordens metabólicas para a realização de pesquisas. As desordens podem ser: Alzheimer, Doença de Parkinson, Tumor Benigno, Displasia, Metaplasia e outras.
O objetivo da pesquisa é desenvolver melhores diagnósticos para essas doenças, que afetam milhares de pessoas. De acordo com informações do site da UFG, os interessados devem apresentar pelo menos uma das desordens listadas e preencher formulário aqui até 31 de julho de 2023.
Sobre a pesquisa
A equipe de pesquisadores do Lames, liderada por Nelson Roberto Antoniosi Filho, tem trabalhado com a análise da cera de ouvido para o diagnóstico dessas doenças há mais de cinco anos, conforme estudo “Cerumenogram: a new frontier in cancer diagnosis in humans”, publicado no Scientific Reports Nature em 2019.
Em entrevista para a TV UFG, o professor Antoniosi conta que teve a ideia de investigar a cera de ouvida há mais de 20 anos, mas não conseguiu levar adiante devido à falta de tecnologia necessária. O cerume não foi uma escolha aleatória. “Por ser uma secreção, o cerume conta a história do metabolismo”, esclarece o cientista.